Israel e Sudão concordaram em normalizar as relações bilaterais

Nesta sexta-feira, Israel e Sudão concordaram em normalizar as relações bilaterais.
O anúncio é simbolicamente significativo porque foi em Cartum, capital do Sudão, que, em 1967, a Liga Árabe adotou os famosos “três nãos”: não à paz com Israel, não ao reconhecimento de Israel e não às negociações com Israel.
“Hoje, porém, Cartum diz o contrário: sim à paz com Israel, sim ao reconhecimento de Israel e sim à normalização com Israel. Esta é realmente uma nova era”, disse o primeiro ministro israelense, Benjamin Netanyahu.
O acordo foi condenado por lideranças palestinas. O gabinete do presidente da Autoridade Palestina Mahmoud Abbas publicou uma declaração afirmando que “Ninguém tem o direito de falar em nome do povo palestino e em nome da causa palestina”.
Sami Abu Zuhri, do alto escalão do Hamas, disse que “o anúncio da normalização entre o Sudão e Israel dói e é inconsistente com a posição histórica do Sudão de sempre apoiar os direitos do povo palestino”.
Já o presidente egípcio, Abdel-Fattah al-Sissi, saudou o acordo, declarando que “valoriza todos os esforços para alcançar a estabilidade e a paz na região”.
Como parte do acordo, o presidente dos EUA Donald Trump, que intermediou as negociações, irá retirar o Sudão da lista de países que promovem o terrorismo, abrindo caminho para a suspensão de sanções internacionais.
Artigos Relacionados
Daniel Ring comenta sobre a campanha que pede o cancelamento do show de Milton Nascimento em Israel
24 de junho de 2019
Diante da mortandade, não nos calaremos!
13 de abril de 2021
Live de lançamento do manifesto
Niemeyer em Israel: encontro criativo entre o gênio revolucionário e o jovem Estado
8 de novembro de 2018
por Revital Poleg