Religião, comportamento, corpo e empoderamento de mulheres: como o judaísmo está lidando com o feminismo?
11 nov 20

Religião, comportamento, corpo e empoderamento de mulheres: como o judaísmo está lidando com o feminismo?

IBI

O ‘E eu com isso?’ dessa semana é um pouco diferente. É uma conversa entre quatro mulheres judias, ativistas comunitárias e feministas. Anita Efraim, Amanda Hatzyrah, Ana Clara Buchamann e Hanna Rosenbaum conversam sobre as muitas perspectivas do movimento feminista do judaísmo. 

Como a religião e suas diversas linhas – da ortodoxia à vertentes progressistas- lidam com o feminismo;  o que está de fato escrito na torá em relação as mulheres, a interpretação religiosa feita a partir de um olhar quase sempre masculino e como a tradições são encaradas pelas mulheres são questões levantadas hoje por jovens lideranças femininas dentro da comunidade. Além do aspecto religioso, a conversa também traz questões comportamentais e papeis sociais das mulheres dentro de perspectivas judaicas como casamento, maternidade, pressão social, além de questões relacionadas ao corpo e empoderamento de lideranças nas entidades judaicas. 

Apesar de ser um episódio sobre mulheres e feito por mulheres, todo homem deveria ouvir também e repensar a estrutura que nós mesmos criamos, afinal, o machismo também é um problema dos homens. 

Onde ouvir

Anchor

Apple Podcasts

Breaker

Castbox

Deezer

Google Podcasts

Orelo

Pocket Casts

Podcast Addict

RadioPublic

Spotify

Stitcher

YouTube

Artigos Relacionados


E eu com isso? #48 – Faz sentido boicotar uma nação inteira?

Calendar icon 13 de fevereiro de 2020

Arrow right icon Leia mais

Playlist: música pop israelense

Calendar icon 5 de março de 2018

Confira nossa seleção, com músicas de influências diversas

Arrow right icon Leia mais

“Por que Israel deixou Mengele escapar?”

Calendar icon 29 de setembro de 2017

Artigo revela embates sobre as prioridades do Estado de Israel nas décadas seguintes ao Holocausto

Arrow right icon Leia mais