IBI, FIRS e Conselho Juvenil Judaico Sionista de Porto Alegre promovem o debate “Convergências e divergências em uma comunidade plural”
27 abr 21

IBI, FIRS e Conselho Juvenil Judaico Sionista de Porto Alegre promovem o debate “Convergências e divergências em uma comunidade plural”

O debate é parte da tradição judaica. O Talmud e outras diversas fontes tradicionais do judaísmo sempre procuraram garantir que o diálogo entre diferentes perspectivas fosse não apenas legítimo, mas algo a ser buscado.

Na época em que os judeus eram perseguidos pelos romanos e impedidos de estudar a Torá, uma peste matou milhares de alunos de Rabi Akiva. Dentre as várias interpretações possíveis sobre o ocorrido, a principal é a de que a peste foi gerada por um conflito entre eles e só acabou quando acabou o ódio.

Nada mais pertinente do que este ensinamento para os tempos atuais. Numa época de polarização e pandemia, o objetivo desse encontro é seguir os ensinamentos de sábios da história judaica e, assim, promover o diálogo e a pluralidade.

O debate “Convergências e divergências em uma comunidade plural” será transmitido às 20h, no dia 28/04, através dos nossos perfis no YouTube e no Facebook.

CONHEÇA OS DEBATEDORES

Rafael Simon: Rosh Chutz (Relações Públicas) do Movimento Juvenil Habonim Dror e estudante de Engenharia de Produção na UFRGS.

Eliam Fuentes: Dirigente do Movimento Juvenil Betar Porto Alegre e estudante de Educação Física na UFRGS.

Rafaela Cohen: Mazkirá (Diretora) do Movimento Juvenil Chazit Hanoar Porto Alegre e estudante de Psicologia na UNISINOS.

MEDIADORES

Kevin Kapel: Diretor de Relações Públicas da Federação Israelita do Rio Grande do Sul e Assessor de Comunicação do escritor e historiador Yuval Noah Harari (livros Sapiens e Homo Deus).

Milene Levenzon Unikowski: Pedagoga, pós-graduanda em Psicopedagogia,  professora de Cultura Judaica no Colégio Israelita Brasileiro, chazanit da sinagoga Sibra, colaboradora do Instituto Brasil-Israel.

Artigos Relacionados


James Green fala sobre antissemitismo e política nacional em encontro do IBI

Calendar icon 25 de maio de 2018

Historiador também abordou perspectivas para as eleições de 2018

Arrow right icon Leia mais

Como serão as grandes festa judaicas durante a pandemia? Esse é o tema do episódio da semana do podcast

Calendar icon 17 de setembro de 2020

Se aproximam dois dos feriados mais importantes do calendário judaico: Rosh Hashaná, o ano novo, e Iom Kippur, o dia do perdão, quando judeus passam 25 horas em jejum. São também os dias em que sinagogas de todo o mundo recebem centenas de pessoas. Acontece que, em 2020, tudo isso deve ser diferente. Os grandes […]

Arrow right icon Leia mais

Demétrio Magnoli explica importância da Partilha da Palestina

Calendar icon 15 de dezembro de 2017

Arrow right icon Leia mais