Sionista é xingamento?
O conceito sobre sionismo é diverso. Assim como não dá pra dizer que existe apenas uma forma de judaísmo ou que todos os judeus e judias são iguais, não dá para dizer que existe uma única forma de ser sionista.
Há, porém, desconhecimento dessa ambivalência, o que faz com que vozes progressistas acabem sendo silenciadas. Não é raro que, em momentos como o que estamos vivendo, o termo sionista apareça inclusive como ofensa em alguns contextos. Mas afinal, o que significa ser sionista hoje?
Amanda Hatzyrah e Ana Clara Buchmann conversaram com Monique Shochaczewski, Cofundadora e Pesquisadora Sênior do Grupo de Estudos do Oriente Médio (GEPOM) e Professora do IDP, e Paula Frankel, que é bogueret do Habonim Dror, fez aliá e é reservista do Departamento de Comunicação do exército israelense.
Onde ouvir
Artigos Relacionados
O que (não) está acontecendo na política israelense é tema do novo episódio do podcast do IBI
17 de outubro de 2019
Com Amanda Hatzyrah, Anita Efraim e Karina Calandrin
Arieh Saposnik, professor da Ben-Gurion University, dá início ao seu ciclo de palestras pelo Brasil na FFLCH-USP
25 de outubro de 2019
O evento é uma parceria do IBI com o Centro de Estudos Judaicos da USP
Entenda a Lei Básica do Estado-Nação do Povo Judeu
19 de julho de 2018
Controversa, a lei foi aprovada por um placar bastante apertado no parlamento israelense