Encontro entre Bolsonaro e Beatrix von Storch é afronta ao espírito da Constituição democrática do Brasil, diz Coordenador Executivo do IBI
IBI
Beatrix von Storch, vice-líder do partido AfD (Alternativa para Alemanha), esteve com o presidente Jair Bolsonaro na quinta-feira (22). O Coordenador Executivo do IBI, Rafael Kruchin, assinou uma nota sobre o encontro, que foi destaque em diversos meios de comunicação, como a Coluna da Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, o jornal alemão Deutsche Welle e o Pledge Times.
Confira a nota na íntegra:
O presidente Jair Bolsonaro recebeu Beatrix von Storch, líder do partido de extrema-direita AfD da Alemanha, para uma reunião no palácio presidencial. Antes, os deputados Eduardo Bolsonaro e Bia Kicis, do PSL, haviam recebido a parlamentar alemã.
A AfD, fundada em 2013, cultiva tendências racistas, sexistas, islamofóbicas, antissemitas, xenófobas e forte discurso anti-imigração. Em março deste ano, a agência de inteligência da Alemanha colocou o partido em vigilância depois que o serviço secreto identificou uma série de violações da democracia e dos valores constitucionais do país.
O sentido sectário do encontro fica mais claro pelo fato de tanto o Brasil quanto a Alemanha estarem enfrentando tragédias e nenhum dos lados ter sequer se referido a isso.
O fato de Beatrix von Storch se ausentar da Alemanha quando se contam as vítimas das enchentes e viajar por um país isolado internacionalmente a esta altura, como o Brasil, mostra a irrelevância de seu partido e a busca desesperada por qualquer legitimação internacional.
Ao contrário de uma união dos conservadores do mundo para defender os valores cristãos e a família, como sugeriu Bia Kicis, esses encontros estão mais para união de políticos de extrema-direita irrelevantes no cenário global. Um abraço de náufragos.
O Instituto Brasil Israel (IBI) repudia veementemente estes encontros, que representam um revés nos esforços de construção de uma memória coletiva do Holocausto e uma afronta à letra a ao espírito da Constituição democrática do Brasil.
Rafael Kruchin, coordenador-executivo do IBI
Artigos Relacionados
Morte de etíope israelense leva a protestos estilo Black Lives Matter
3 de julho de 2019
A morte de um jovem israelense nascido na Etiópia, alvejado por um policial, foi o estopim de uma série de protestos – alguns violentos – em todo o país. Cruzamentos, ruas e estradas foram bloqueadas por horas a fio pelos manifestantes de Norte a Sul do país. Em alguns dos pontos de protesto, houve incêndios […]
Cerca de 25 mil pessoas protestam em Tel Aviv contra plano de deportação
29 de março de 2018
mManifestação foi organizada por sudaneses e eritreus, juntamente com israelenses residentes no sul cidade
Entenda a Lei Básica do Estado-Nação do Povo Judeu
19 de julho de 2018
Controversa, a lei foi aprovada por um placar bastante apertado no parlamento israelense