Nota sobre as eleições no Chile
21 dez 21

Nota sobre as eleições no Chile

Gabriel Boric foi eleito Presidente do Chile e esta notícia precisa antes de tudo, ser saudada. Sua vitória foi, também, a vitória da democracia. 

Boric venceu José Kast, candidato ultraconservador vinculado ideologicamente ao autoritarismo de Augusto Pinochet.

Embora a escolha não parecesse muito difícil, venceu por uma margem relativamente pequena, de 8 pontos percentuais – obteve cerca de 56% dos votos, contra 44% de seu oponente.

Numa eleição em que os partidos tradicionais foram rejeitados nas urnas, Boric leva ao poder uma nova geração de políticos que surgiram com as revoltas estudantis de 2011. 

É problemática porém, a maneira como Boric vem se posicionando com relação ao conflito Israel-Palestina.

Em 2019, quando a Comunidad Judía de Chile enviou a todos os congressistas uma lembrança de Rosh Hashaná, o ano novo judaico, em prol de “uma sociedade mais inclusiva, solidária e respeitosa”, Boric respondeu recomendando que primeiro exigissem que “Israel devolva o território palestino ocupado ilegalmente”.

Além disso, em mais de uma vez, Boric classificou Israel como um Estado “genocida” e “assassino”. 

Confusões entre instituições da comunidade judaica e as ações de um Estado nacional, assim como o uso de categorias hiperbólicas para se referir a Israel, não apenas vulgarizam o debate como engendram uma realidade perigosa.

Ademais, é alarmante como flertes com o antissemitismo circulam com naturalidade em setores progressistas e não mereçam comoção, mesmo quando apontados pelos pares judeus.

Ainda assim, o ambiente democrático é a única garantia da possibilidade de combate a estereótipos e posturas generalizantes sobre os judeus e o Estado de Israel. 

Após a eleição, a Comunidad Judía de Chile emitiu uma nota felicitando o novo presidente. 

Esperamos que Gabriel Boric forme fileiras na luta contra todas as formas de opressão, incluindo o antissemitismo.

Artigos Relacionados


A.B. Yehoshua: questionar a solução de dois Estados é uma obrigação moral

Calendar icon 22 de dezembro de 2021

Depois de 50 anos apoiando a solução de dois Estados para o conflito Israel-Palestina, o escritor A.B. Yehoshua apresentou, em artigo para o jornal Haaretz, questionamentos em relação à sua viabilidade, diante da “sombria realidade da Cisjordânia”.

Arrow right icon Leia mais
O judaísmo e o mapa astral combinam
O judaísmo e o mapa astral combinam

Calendar icon 17 de fevereiro de 2022

Na Idade Média, especialmente na órbita do Islã, era comum que judeus praticassem a astrologia

Arrow right icon Leia mais
Ataque com quatro vítimas aumenta tensão em Israel
Ataque com quatro vítimas aumenta tensão em Israel

Calendar icon 22 de março de 2022

O agressor, de acordo com o jornal israelense Haaretz, é Muhammad Alab Ahmed abu Alkiyan

Arrow right icon Leia mais