Genocídio Armênio: o massacre que inspirou o Holocausto
28 jan 22

Genocídio Armênio: o massacre que inspirou o Holocausto

Para analisar historicamente o surgimento do Holocausto e como a sociedade alemã aceitou o regime nazista, através de uma série de fatores relacionados a situação socioeconômica da Alemanha pós-guerra, no episódio desta semana do podcast “E eu com isso?” do IBI, as apresentadoras Anita Efraim e Amanda Hatzyrah, conversaram com Sarkis Sarkissian, professor dos cursos de ‘Arte e Cultura Armênia’, ‘Língua Armênia Clássica I, II, III e IV’ e ‘Língua Armênia Ocidental’ na USP, sobre o  genocídio do povo armênio, que tem diversas similaridades com o Holocausto.

De acordo com o professor, “a cronologia do genocídio armênio realmente deu inspiração, posteriormente, para o genocídio judeu. A gente vê muitas similaridades com tudo que ocorreu, inclusive, do modus operandi e dos atores. (…) Foi este ‘passo a passo’ que veio a ser copiado depois no genocídio judeu. Tudo começa com uma desumanização, uma inferiorização de uma população, no caso os armênios, como feito com os judeus no Holocausto”.

“A população vivia em condições muito difíceis porque o governo já não conseguia dar todo aquele suporte dos bons tempos do Império Otomano. Por outro lado, tinha uma ‘elite social’ dos armênios, que viviam nas cidades mais urbanizadas e detinham de certo modo a concentração de renda. Isso viria a suscitar muitas questões, de que os armênios seriam os responsáveis pela degradação do Império”, pontua Sarkissian.

Onde ouvir

Anchor

Apple Podcasts

Breaker

Castbox

Deezer

Google Podcasts

Orelo

Pocket Casts

Podcast Addict

RadioPublic

Spotify

Stitcher

YouTube

Artigos Relacionados

IBINews 211: Um ano em que o IBI fez a diferença
IBINews 211: Um ano em que o IBI fez a diferença

Calendar icon 27 de dezembro de 2021

25 de dezembro de 2021

Arrow right icon Leia mais

RETROSPECTIVA 2021 EM ISRAEL | Expresso Israel #11 com Daniela Kresch

Calendar icon 2 de fevereiro de 2022

Arrow right icon Leia mais

Para qual judeu Bolsonaro está olhando? Cinco perguntas ao presidente da Fisesp

Calendar icon 6 de janeiro de 2020

O IBI quis entender melhor as declarações de Luiz Kignel após nota publicada no Estadão

Arrow right icon Leia mais