Judaísmo e democracia pt. 1
20 maio 22

Judaísmo e democracia pt. 1

Não é novidade pra ninguém que o Brasil vive um momento político conturbado. 2022 é um ano eleitoral, mas é também um ano em que a sociedade brasileira vê, bem na sua frente, autoridades do país flertando com um possível golpe. A democracia brasileira é jovem e, podemos dizer, ainda tenta se consolidar, ao mesmo tempo que alguns tentam derrubá-la. E é por isso que a gente decidiu falar de democracia aqui no “E eu com isso?”.

Qual o nosso papel enquanto judeus na manutenção e no fortalecimento da ordem democrática? Esse tema vai gerar dois episódios do nosso podcast, com a ideia de mostrar que democracia não é uma questão de espectro ideológico. Nossa convidada é Clara Ant. A Clara é arquiteta de formação e militante política desde a década de 60, quando fazia oposição ao regime militar. Foi dirigente da CUT até 1988, vice-presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e deputada estadual pelo Partido dos Trabalhadores em São Paulo entre 1987 e 1991. A Clara também foi assessora especial do ex-presidente Lula e é filiada ao PT até hoje.

Apresentação: Anita Efraim e Ana Clara Buchmann.

<a href=”http://” target=”_blank”>

Anchor

Apple Podcasts

Breaker

Castbox

Deezer

Google Podcasts

Orelo

Pocket Casts

Podcast Addict

RadioPublic

Spotify

Stitcher

YouTube 

Artigos Relacionados


Curso apresenta a complexidade do conflito entre israelenses e palestinos com grandes especialistas

Calendar icon 30 de novembro de 2021

Em formato EAD, e contando com a participação de professores e pesquisadores das melhores universidades do Brasil e internacionais, ligados a instituições judaicas e árabes, o curso “Precisamos falar sobre Israel e Palestina”, oferecido pelo Instituto Brasil-Israel, com inscrições abertas até o dia 10 de dezembro, é dirigido a estudantes e interessados em geral

Arrow right icon Leia mais
Judeus vítimas da ditadura são tema de podcast do Instituto Brasil-Israel
Judeus vítimas da ditadura são tema de podcast do Instituto Brasil-Israel

Calendar icon 31 de março de 2022

No dia em que se completam 58 anos do golpe militar, programa homenageia e relembra as trajetórias de Ana Rosa Kucinski, Iara Iavelberg e Vladimir Herzog

Arrow right icon Leia mais
Conferência organizada pelo Instituto Brasil-Israel, na Universidade de Haifa, reuniu acadêmicos de seis países
Conferência organizada pelo Instituto Brasil-Israel, na Universidade de Haifa, reuniu acadêmicos de seis países

Calendar icon 7 de fevereiro de 2020

Seminário aconteceu entre os dias 13 e 15 de janeiro, e discutiu a relação das igrejas evangélicas e Israel

Arrow right icon Leia mais