IBI lança “Perguntas e respostas difíceis sobre Israel”

O Instituto Brasil-Israel lançou mais um material educativo sobre a atual situação entre Israel e Hamas: Perguntas e respostas difíceis sobre Israel.

A Guerra Espadas de Ferro (nome dado por Israel), ou a Operação Tempestade de Al-Aqsa (denominação do Hamas), que ocorre neste exato momento em Israel e em Gaza, com extensões para Líbano, Síria e até o Iêmen, gera uma imensa mobilização pública. Há um envolvimento incomum da população de diversos países em debates e manifestações sobre o conflito, trazendo provavelmente a maior repercussão já gerada por uma guerra no Oriente Médio em toda a história. E muito se fala e muito se condena no tribunal público das redes sociais.

Estamos observando com frequência o uso de termos como “genocídio”, “apartheid”, “crimes de guerra”, “Estado artificial (ou ilegítimo)”, “Estado colonial”, “terrorismo”, “desproporcionalidade”, entre muitos outros. Vemos, também, que paira um desconhecimento geral sobre as definições destes termos, que, naturalmente, atendem mais a demandas simbólicas do que a perspectivas jurídicas. A grande questão é que a criminalização de determinadas ações, papéis e instituições simbólicas, pode gerar repercussões negativas, ocasionando, inclusive, ondas de violência ao redor do mundo. Há de se ter responsabilidade, pois quando tratamos de crimes de guerra, por exemplo, devemos saber que há um tribunal adequado para julgá-los, com leis bem estabelecidas.

Nós, do Instituto Brasil-Israel, acreditamos que o debate tem importância singular. A opinião pública por diversas vezes foi responsável para que governantes tomassem decisões históricas, que atendiam aos anseios e aos ideais de justiça da maioria da população. O debate e o direito à manifestação são fundamentais no ambiente democrático, e, portanto, devem ser estimulados. Para que o debate seja feito de forma correta, nós preparamos a nossa segunda edição de Perguntas e Respostas (a primeira pode ser acessada aqui). Distinta da primeira, esta versão se apoia em conceitos jurídicos e sociológicos e não se resume a explicar processos históricos. As fontes acessadas estão todas relacionadas, para que cada um e cada uma de vocês possam consultá-las, ao fim desta leitura.

Desejamos uma boa leitura, e o uso deste documento com responsabilidade.

ARTIGOS

Inscreva-se na newsletter

MENU

CONHEÇA NOSSAS REGRAS DE
LGPD E CONDUTA ÉTICA

© Copyright 2021 | Todos os direitos reservados.
O conteúdo do site do IBI não reflete necessariamente a opinião da organização. Não nos responsabilizamos
por materiais que não são de nossa autoria.
IBI – Instituto Brasil-Israel
SP – Sao Paulo