Manoela Miklos é nova diretora-executiva do IBI

O Instituto Brasil-Israel tem o prazer de apresentar a nova diretora-executiva da instituição: Manoela Miklos. Damos boas-vindas a Manoela e desejamos que a trajetória no IBI continue a garantir a qualidade do trabalho, consecução dos nossos objetivos, tão relevantes nos tempos atuais, e o crescimento da entidade. 

Queremos também agradecer a contribuição de Morris Kachani, que esteve à frente do cargo entre abril de 2023 e fevereiro de 2024 e trouxe importantes contribuições à instituição. Desejamos um novo ciclo próspero e repleto de conquistas. 

Conheça Manoela Miklos:

Bacharel, mestre e doutora em Relações Internacionais e Direitos Humanos, tem mais de 15 anos de experiência trabalhando em organizações que lutam pela conquista e garantia de direitos e por justiça climática. Lecionou na PUC-SP. Trabalhou em organizações relevantes como o Instituto Pólis, o Instituto Alana, e a organização Conectas Direitos Humanos. Integrou por anos a equipe executiva do Programa para a América Latina da Open Society Foundations. Deixou a OSF para se tornar diretora estratégica do laboratório de ativismo Nossas.

Manoela foi colunista da Revista Veja, da Folha de São Paulo, da Revista Azmina, do Mídia Ninja e da prestigiada revista feminista latino-americana Volcanica. Segue escrevendo assiduamente para a Folha de São Paulo e para o Nexo. É fundadora, editora e colunista da Revista Rosa. Apresentou, ao lado de Antonia Pellegrino, o podcast semanal Novo Normal – um podcast Spotify Original e uma parceria com a Rádio Novelo. Fundou, com Joana Zylbersztajn e Mayra Cotta, a consultoria Veredas – Estratégias em Direitos Humanos.

Conselho consultivo

Neste ano, também renovamos nosso conselho consultivo para o período 2024-2025. Com 20 membros, de diversos perfis, o objetivo do grupo é agregar diferentes visões e valores ao Instituto Brasil-Israel.

Integram o órgão: Adriana Zebulun, Alexandra Nigri, Anna Livia Arida, Benjamin Sicsú, Bernardo Sorj, Daniel Gerstler, Daniela Boianovsky, Eduardo Saron, Fábio Alperowitch, Fernando Lottenberg, Gabriel Douek, Inês Lafer, James Green, Marilia Neustein, Paulo Loeb, Pedro Doria, Ricardo Brajterman, Ricardo Stern, Roberto Simon, Suzana Chwarts.

Conheça nossos conselheiros:

  • Adriana Zebulun

Arquiteta pela Universidade Santa Úrsula, com experiência nas áreas de administração, educação, pesquisa de mercado, gestão de pessoas e produção cultural, além de captação de recursos para projetos comunitários. Foi diretora executiva da Casa do Saber Rio. Idealizadora e Produtora Executiva do espetáculo “50 anos Eliezer Steinbarg” sob a direção de Marcos Schechtman, no Canecão. Co-produziu o filme curta metragem “Paixão Nacional” sobre homofobia no futebol, em parceria com Marcos Schechtman, Katia Adler e Vitor Costa.

  • Alexandra Nigri

Graduada em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atuação como psicoterapeuta em clínica particular. Psicoterapeuta no Programa da Mulher Dependente Química (PROMUD) no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Psicoterapeuta na rede clínica da SUR – Psicanálise e Intervenções Sociais, para atendimentos em situações sociais críticas. Coordenadora do Projeto Juntos no Centro de Trabalho, Cultura e Arte da População em Situação de Rua (CISARTE).

  • Anna Livia Arida

Advogada, formada pela PUC São Paulo, tem especialização em Direito Econômico pela Fundação Getúlio Vargas e passou a integrar a equipe da Human Rights Watch como Diretora Adjunta em 2020. Antes de integrar a equipe da Human Rights Watch, Anna Livia trabalhou para diversas organizações da sociedade civil como pesquisadora no tema dos direitos da criança, violações de direitos humanos por empresas e violações dentro do sistema carcerário. Trabalhou por 3 anos com avaliação de impacto de projetos socioambientais e foi fundadora e diretora de uma organização em São Paulo focada na melhoria das políticas públicas da cidade e na ampliação da participação social.

  • Benjamin Sicsú

Nasceu no Marrocos, engenheiro pela Poli/USP, militante do antigo PCB, dirigente do PSDB nos anos 90, foi Secretário Executivo do MDIC no governo FHC, VP de Relações Institucionais da Samsung, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Amazônia Sustentável.

  • Bernardo Sorj

Sociólogo brasileiro, professor titular aposentado de Sociologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro e diretor do Centro Edelstein de Pesquisas Sociais e do Projeto Plataforma Democrática. Membro do conselho de vários jornais acadêmicos, assessor de instituições científicas e consultor de organizações internacionais.

  • Daniel Gerstler

Advogado criminalista, formado pela Universidade de São Paulo, com especialização em Direito Criminal Econômico (Fundação Getúlio Vargas). Seus campos de especialização incluem litígios em todas as fases do procedimento criminal, bem como o desenvolvimento de programas de conformidade corporativa, desde os estágios iniciais até sua implementação.

  • Daniela Boianovsky

Graduada em Música e Psicologia pela Universidade de Brasília – UnB, psicanalista e membro do Instituto VLB da Sociedade de Psicanálise de Brasília.

  • Eduardo Saron

Presidente da Fundação Itaú, Eduardo Saron é conselheiro de diversas instituições culturais e presidente do Conselho da Fundação Bienal. Mestre em Administração, com foco em Cidades Criativas, e pós-graduado pela
USP, em Turismo Cultural.

  • Fábio Alperowitch

Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), com cursos de extensão na Universidade da Califórnia (Berkeley) e na Harvard Kennedy School. Iniciou sua carreira na Procter & Gamble e fundou a FAMA Investimentos em 1993, onde é responsável pela gestão do fundo de ações de empresas brasileiras, focado em companhias com responsabilidade social e adesão às práticas de ESG. A FAMA Investimentos é certificada como “B Corp”. No terceiro setor, é diretor do Instituto FAMA, do Instituto Totós da Teté, conselheiro da WWF Brasil, da GRI Brasil do Capitalismo Consciente Brasil e do Museu Judaico. É também membro do grupo de trabalho do TNFD. Foi membro do Conselho de Administração de diversas companhias de capital aberto. Possui a certificação CFA – Chartered Financial Analyst.

  • Fernando Lottenberg

Formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). É membro dos Conselhos do Hospital Israelita Albert Einstein, do Museu Lasar Segall, da Fundação Fernando Henrique Cardoso e do movimento de Defesa da Advocacia. Também é presidente do Comitê Executivo da Memorial Foundation for Jewish Culture. Doutor em Direito Internacional Público e ex-presidente da Confederação Israelita do Brasil (Conib). Primeiro Comissário de Monitoramento e Combate ao Antissemitismo da Organização dos Estados Americanos (OEA), e presidente do LIDE Direitos Humanos e Cidadania.

  • Gabriel Douek

Educador, formado em Pedagogia pela USP; Professor do Colégio Santa Cruz.Membro fundador do programa Jovens Sem Fronteiras do Clube Hebraica e membro do coletivo Judeus e Judias pela Democracia.

  • Inês Lafer

Graduada em psicologia, com formação em psicanálise, iniciou sua vida profissional no atendimento clínico privado e institucional. No terceiro setor, atuou no IDIS e na Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, entre outras organizações. Atuou também com políticas públicas, tanto como assessora na Comissão Municipal de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo como também prestando consultorias sobre políticas para infância e adolescência e sobre formação de conselheiros e profissionais da área social. É presidente do conselho do GIFE e membro do conselho da Casa do Povo, da Fundação Ema Klabin e do Instituto Igarapé.

  • James Green

Leciona no Latin American History na Brown University e é professor visitante na Hebrew University de Jerusalem, Israel. Fez graduação em Ciência Política no Earlham College, Indiana (1972), e doutorado na University of California, Los Angeles (1996). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: ditadura militar, América Latina, Brasil, direitos humanos e homossexualidade.

  • Marilia Neustein

Foi repórter no jornal O Estado de S.Paulo que integrou a equipe da coluna Direto da Fonte, assinada pela jornalista Sonia Racy. Foi coordenadora de comunicação do IBI. Atualmente dirige a área de comunicação do Museu Judaico de São Paulo.

  • Paulo Loeb

CEO da F.biz, a mais premiada agência digital do Brasil. Possui bacharelado em Administração de Empresas pela ESPM, pós-graduação pela Fundação Getulio Vargas (FGV-SP) e MBA pela Emory University, em Atlanta, nos Estados Unidos. Durante três anos atuou na gerência do departamento de marketing da Unilever. No exterior, exerceu o cargo de Consultor de Marketing na BrightHouse, nos Estados Unidos. Em 2012, foi Vice-presidente de Agências do IAB Brasil. É autor do livro B2B Rocks!.

  • Pedro Doria

Jornalista e escritor, fundador e editor do canal Meio, e também colunista dos jornais O Globo e O Estado de S. Paulo e da rádio CBN. É autor de oito livros. Seu último livro é Fascismo à Brasileira (Planeta, 2021), tratando do Integralismo, o movimento fascista dos anos 1930 que deu origem à extrema-direita no país. Recebeu o Prêmio Caixa de Reportagem Social, o Bobs, da rede alemã Deutsche Welle, e o Best Blogs Brazil na categoria política.

  • Ricardo Brajterman

Membro da Comissão de Direito Homoafetivo da OAB/RJ. Ricardo é Mestre (2000) e Bacharel (1996) em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio. Foi Professor de Direito de Processo Civil e de Direitos Autorais na PUC-Rio de 2001 a 2009. De 2009 a 2015 também foi Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Rio de Janeiro. De 2010 a 2015 foi Integrante do Tribunal de Ética e de 2009 a 2016 foi presidente da Comissão de Direitos Autorais e Imateriais da OAB-RJ.

  • Ricardo Stern

Profissional da área de finanças corporativas e de investimentos com mais de 30 anos de experiência. Atualmente é sócio da empresa de investimentos proprietários Jointvest e é investidor em diversas iniciativas empresariais nas áreas de negócios financeiros, de saúde e imobiliário, principalmente. Sua experiência inclui posições de liderança na gestão de investimentos e de negócios.

  • Roberto Simon

Jornalista e analista internacional, atua como diretor do banco UBS, em Nova York. Foi diretor sênior de políticas públicas do Council of Americas, editor da revista Americas Quarterly e colunista da Folha de S. Paulo. Antes, foi o analista principal de risco político na América Latina da FTI Consulting. Simon começou a carreira trabalhando por quase uma década como repórter do jornal Estado de S. Paulo, pelo qual realizou coberturas internacionais em diversos países da América Latina e do Oriente Médio. É mestre em políticas públicas pela Kennedy School de Harvard e em relações internacionais pela UNESP, e autor do livro “O Brasil contra a democracia” (Companhia das Letras, 2021).

  • Suzana Chwarts

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação de Estudos Judaicos e Árabes da USP, diretora do Centro de Estudos Judaicos da USP (CEJ), conselheira do Centro de Estudos Africanos da USP (CEA) e da Comissão de Direitos Humanos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

ARTIGOS

Inscreva-se na newsletter

MENU

CONHEÇA NOSSAS REGRAS DE
LGPD E CONDUTA ÉTICA

© Copyright 2021 | Todos os direitos reservados.
O conteúdo do site do IBI não reflete necessariamente a opinião da organização. Não nos responsabilizamos
por materiais que não são de nossa autoria.
IBI – Instituto Brasil-Israel
SP – Sao Paulo