Em correspondência ao presidente do Congresso Nacional, Instituto Brasil-Israel pede ações legislativas que fortaleçam iniciativas democráticas nos dois países
IBI cita o necessário combate à ascensão de grupos extremistas e autoritários no Brasil e em Israel e destaca a importância do intercâmbio entre os setores pró-democracia e direitos humanos em ambos os países
Na última quinta, 26, o Instituto Brasil-Israel (IBI) enviou uma correspondência ao presidente do Congresso Nacional, Senador Davi Alcolumbre, pedindo que as ações legislativas de fortalecimento da relação Brasil-Israel criadas nas duas casas sejam orientadas ao intercâmbio entre os setores pró-democracia e direitos humanos em ambos os países, no combate à ascensão de grupos extremistas e autoritários tanto no Brasil quanto em Israel.
O ofício cita a decisão de Alcolumbre de promulgação do Dia da Amizade Brasil-Israel, a ser celebrado anualmente no dia 12 de abril. Para o IBI, essa iniciativa do poder Legislativo demonstra importante apreço entre as nações e reconhecimento dos laços históricos, culturais e políticos que unem os povos brasileiro e israelense.
A carta, assinada por Ruth Goldberg e Pedro Kelson, respectivamente presidente e diretor executivo da entidade, destaca que “a amizade entre Brasil e Israel poderá servir como um canal importante para o intercâmbio de experiências e práticas voltadas à defesa do Estado Democrático de Direito, dos Direitos Humanos e da construção de paz, princípios estes que têm estado sob ataque permanente de setores extremistas e autoritários em ambas as nações, mas que também têm sido defendidos por seus povos”, e solicita “que o Congresso Nacional lidere, junto com o Governo Federal brasileiro, ações para a construção da paz no Oriente Médio com ênfase no fim da guerra, na priorização da diplomacia, na defesa da libertação dos reféns e na promoção de soluções sustentáveis e justas, que conduzam à efetivação do direito de autodeterminação dos povos, com vistas à construção de dois Estados que possam conviver em paz, segurança e dignidade”.
Veja a íntegra da carta aberta do IBI endereçada ao presidente do Congresso Nacional:
São Paulo, 26 de junho de 2025
Ao Excelentíssimo Senhor
Senador Davi Alcolumbre
Presidente do Congresso Nacional
Brasília – DF
Excelentíssimo Senhor Presidente,
O Instituto Brasil-Israel (IBI) tem a honra de dirigir-se a Vossa Excelência, em nome de sua diretoria e membros, em deferência à promulgação do Dia da Amizade Brasil-Israel, que passará a ser celebrado anualmente no dia 12 de abril. Esta iniciativa do poder Legislativo se soma ao Grupo Parlamentar Brasil-Israel do Senado Federal como importantes gestos de apreço entre as nações e de reconhecimento dos laços históricos, culturais e políticos que unem os povos brasileiro e israelense.
Que ambas as iniciativas legislativas possam fortalecer as ações de combate ao antissemitsmo e à todas as formas de racismo no Brasil, práticas estas que ameaçam o nosso tecido social e os princípios republicanos. Acreditamos que a amizade entre Brasil e Israel poderá servir como um canal importante para o intercâmbio de experiências e práticas voltadas à defesa do Estado Democrático de Direito, dos Direitos Humanos e da construção de paz, princípios estes que têm estado sob ataque permanente de setores extremistas e autoritários em ambas as nações, mas que também têm sido defendidos por seus povos. Defender a democracia não é apenas um princípio moral, mas também uma estratégia de defesa da comunidade judaica em todo mundo, dado que judias e judeus vivem de forma mais segura e livre em democracias abertas e plurais.
Por fim, solicitamos que o Congresso Nacional lidere, junto com o Governo Federal brasileiro, ações para a construção da paz no Oriente Médio com ênfase no fim da guerra, na priorização da diplomacia, na defesa da libertação dos reféns e na promoção de soluções sustentáveis e justas, que conduzam à efetivação do direito de autodeterminação dos povos, com vistas à construção de dois Estados que possam conviver em paz, segurança e dignidade.
Renovamos a Vossa Excelência nossos protestos de elevada estima e consideração, reiterando a disposição do Instituto Brasil-Israel em contribuir, no que estiver ao nosso alcance, para o estreitamento das relações entre o Brasil e o Estado de Israel, com base nos princípios da democracia, da justiça e dos direitos humanos.
Atenciosamente,
Ruth Goldberg
Presidente Instituto Brasil-IsraelPedro Kelson
Diretor Executivo do Instituto Brasil-Israel
(Foto: WikimediaCommons/SenadoFederal)
Artigos Relacionados
Minissérie sobre Aracy de Carvalho é questionada por historiadores
20 de dezembro de 2021
O enredo da série suscitou debates sobre a possível mitologização do heroísmo ou não de Aracy de Carvalho
Benjamin Netanyahu oficializa formação de governo mais à direita da história de Israel
22 de dezembro de 2022
Na noite da última quarta-feira, 21, Benjamin Netanyahu ligou para o presidente de Israel, Isaac Herzog, para anunciar que conseguiu formar a coalizão e, assim, será primeiro-ministro novamente. A composição formará o governo mais à direita da história do país e os parlamentares devem ser empossados até dia 2 de janeiro. O comunicado foi feito 20 […]
O que esperar da pandemia em 2022?
7 de janeiro de 2022
Expresso Israel, um resumo das notícias da semana de Israel e do Oriente Médio