IBI apoia os 50 anos do Centro de Estudos Judaicos
24 set 19

IBI apoia os 50 anos do Centro de Estudos Judaicos

O IBI esteve entre os apoiadores, ao lado da Conib, da Fisesp e da Hebraica, nesta segunda-feira, 23 de setembro, no evento de comemoração dos 50 anos do Centro de Estudos Judaicos da Universidade de São Paulo, com a participação do ex-ministro das relações exteriores, Celso Lafer. 

O evento foi apresentado pelo pesquisador do Centro de Estudos Judaicos Bruno Szlak. A abertura foi feita pela pela diretora do CEJ/USP, a Professora Dra. Marta Topel que falou sobre o funcionamento do CEJ, sobre o trabalho de seus professores e sobre os rumos da área de Estudos Judaicos na Universidade de São Paulo. 

O doutorando em Estudos Judaicos Daniel Douek, apresentou uma nova proposta para o futuro do CEJ, com a reformulação do estatuto e a criação de uma Associação de Amigos do CEJ, ressaltando a importância destes estudos para a comunidade judaica e para a produção de pesquisas acadêmicas. O pesquisador do CEJ Manu Marcus Hubner apresentou ao lado da doutoranda Isadora Sinay a produção acadêmica das revistas Cadernos de Língua e Literatura Hebraica e Vértices, ambas produções relevantes e ligadas ao Centro de Estudos Judaicos.

Em seguida, o Professor Celso Lafer apresentou uma conferência contando um pouco sobre sua relação com a história do Centro de Estudos Judaicos e comentando a importância da criação de uma Associação. Em seu discurso, Lafer abordou questões tocantes para os estudos judaicos como racismo e antissemitismo, e mencionou obras de professores do Programa como o dicionário hebraico-português da Professora Rivka Berezin e o livro Jerusalém & São Paulo, da Professora Marta Topel, que trata do tema da ortodoxia judaica no Brasil. O Professor ainda lembrou da relevância da atuação do Rabino Pinkuss na fundação e consolidação de um Centro de Estudos Judaicos dentro de um ambiente laico como o da Universidade de São Paulo bem como outras pessoas que atuaram de forma significativa na história do CEJ como como Jacó Guinsburg, Nachman Falbel, Anita Novinsky, Henrique Rattner dentre outros.

A noite seguiu com com um coquetel oferecido pelo Buffet Kosher Bites e Fabiana Grinberg, monitora do CEJ/USP, colheu em vídeo depoimentos dos convidados presentes. 

O Centro de Estudos Judaicos apresenta na tarde de hoje, 24 de setembro, o segundo evento de comemoração de seu cinquentenário, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, sala 266 do prédio de Letras, onde serão apresentadas duas mesas de discussão sobre Estudos Judaicos na USP e Estudos Judaicos no Brasil. 

Fique atento aos nossos próximos eventos em nossas redes sociais!

Artigos Relacionados


Rosh Hashaná é sobre a inovação, e autorreinvenção

Calendar icon 6 de setembro de 2018

O ex-presidente israelense Shimon Peres dizia: “Os otimistas e os pessimistas morrem exatamente a mesma morte, mas vivem vidas muito diferentes!” Assim, num papo com os adolescentes, os maiores puxadores de mídia social, Peres explicava: Não dê ouvidos aos seus pais, não ouçam os seus professores, ouçam apenas sua imaginação. Lembre-se sempre – você tem […]

Arrow right icon Leia mais

Como Israel viu a visita da delegação brasileira em busca do spray?

Calendar icon 12 de março de 2021

Por Daniela Kresch

Arrow right icon Leia mais

O Drama de Beirute

Calendar icon 10 de agosto de 2020

Debate sobre o Líbano conta com o jornalista Guga Chacra e o internacionalista Tanguy Baghdadi

Arrow right icon Leia mais