Levante-se: o novo podcast sobre o Levante do Gueto de Varsóvia
Entre os dias 19 de abril e 16 de maio de 1943 ocorreu o Levante do Gueto de Varsóvia. Ao longo de 28 dias, judeus e judias confinados no último gueto de Varsóvia, na Polônia, resistiram e lutaram contra o exército nazista alemão ao invés de serem levados aos campos de concentração.
Em 2021, completam 78 anos do Levante. A data marca não só o fato histórico, mas, também, o surgimento de um gesto pujante contra todo tipo de opressão, capaz de inspirar outros tempos e lutas.
Para lembrá-lo, o Instituto Brasil-Israel está participando da realização do podcast “Levante-se”, organizado pela Casa do Povo. Os episódios acompanham os acontecimentos históricos e trazem depoimentos de pessoas que conectam levantes do passado e do presente. Os episódios são compartilhados sempre às 18h, entre 19 de abril e 16 de maio.
No terceiro episódio do podcast, Celso Zilbovicius, diretor educacional do projeto Marcha da Vida e colaborador do IBI, fala sobre o perfil dos combatentes do Levante do Gueto de Varsóvia, importante aspecto na construção da memória coletiva judaica da Shoá. Celso também lê trechos de uma carta enviada por Mordechai Anielewicz, líder do Levante, para um contato no lado ariano.
Ouça no Spotify.
Artigos Relacionados
Playlist da semana: Bira veNashira – Cantando no kibutz
24 de abril de 2019
Curadoria de Michelle Fidelholc
Protestar contra violência: o que muda?
6 de dezembro de 2018
Na terça-feira, 4 de dezembro, eu estive em Tel Aviv ao lado de outras milhares de pessoas, protestando contra o machismo, a misoginia e a violência contra a mulher. Enquanto a internet, como sempre, bravejava seus discursos de ódio e piadas sexistas, um comentário me perturbou. Um rapaz que perguntava “mas o que isso muda?”. […]