E eu com isso? #190 O não judeu judeu
27 out 22

E eu com isso? #190 O não judeu judeu

Queremos começar esse episódio contando sobre um episódio pessoal – ou melhor, institucional. Pra quem não sabe, a Anita também é coordenadora de comunicação do Instituto Brasil-Israel e cuido das nossas redes sociais. Dia desses, postamos um artigo que escrevemos na revista piauí sobre o aumento de casos de antissemitismo e neonazismo no governo Bolsonaro. Nos comentários, apareceram muitas críticas e a negação de um estudo científico, mas, o que mais chamou atenção foi um pastor dizendo: judeus de esquerda não são judeus de verdade.

Essa tem sido a tônica de uma comunidade judaica dividida, ou melhor, de uma sociedade dividida. Quem discorda, não é. Quem se opõe passa por um processo de deslegitimação da própria identidade. Esse é um dos temas tratados no livro “O não judeu judeu – a tentativa e colonização do judaísmo pelo bolsonarismo”, de Michel Gherman, nosso convidado de hoje. Michel é professor do departamento de sociologia da UFRJ, coordenador do Núcleo de Estudos Judaicos da mesma universidade, assessor acadêmico do Instituto Brasil-Israel e autor de “O não judeu judeu”.

Artigos Relacionados


O jogo da paz: samba e sucesso, mas com que paz?

Calendar icon 30 de outubro de 2019

Por Daniela Kresch

Arrow right icon Leia mais

Do Mar Morto ao Oceano Pacífico, nadador israelense faz travessia para ajudar mexicanos

Calendar icon 4 de maio de 2017

Depois de completar uma travessia de mais de sete horas no Mar Morto – com uma campanha para ajudar o reservatório de sal – o ativista e atleta Oded Ravah encarou novo desafio: as águas do Oceano Pacífico.

Arrow right icon Leia mais

Novato Avi Gabbay vence eleições e é o novo líder do tradicional Partido Trabalhista de Israel

Calendar icon 12 de julho de 2017

Ex-executivo de telecomunicações, político já é apontado como substituto do Primeiro Ministro Netanyahu

Arrow right icon Leia mais