Exército de Israel subestimou Hamas durante anos e deixou sul do país totalmente vulnerável, mostra investigação da própria corporação
Adaptação de matéria publicada no portal The Times of Israel em 27 de fevereiro de 2025
As Forças de Defesa de Israel apresentaram na quinta-feira uma investigação de alto nível sobre as falhas dos militares durante os preparativos para o ataque do grupo terrorista Hamas em 7 de outubro de 2023 e no próprio dia.
Cerca de 5.000 terroristas liderados pelo Hamas provenientes da Faixa de Gaza invadiram o sul de Israel em 7 de outubro de 2023, levando a cabo um ataque terrorista sem precedentes. As FDI tiveram dificuldade para responder o ataque, com bases mais próximas da fronteira invadida e a cadeia de comando quebrada em meio ao caos.
O ataque ceifou a vida de cerca de 1.200 pessoas em Israel, com outras 251 pessoas sequestradas e grande parte da região do Envelope de Gaza devastada. A maioria das vítimas eram civis.
O material divulgado pelas FDI sublinha o fracasso colossal, com erros de interpretação durante anos antes da invasão do Hamas, também nas horas antes do ataque e no decorrer dos massacres e dos sequestros promovidos pelo grupo terrorista.
O Exército detalha o material de inteligência, que foi mal interpretado ao longo dos anos; a dependência excessiva dos militares em ter um aviso prévio para preparar as suas defesas; o grau em que as tropas foram superadas em número pelos terroristas invasores; e a incapacidade de compreender o que o Hamas estava fazendo durante o ataque.
As investigações ao nível do Estado-Maior centram-se em quatro tópicos principais:
- O desenvolvimento da concepção das FDI sobre Gaza na última década
A “concepção” comprovada mostrou que o Exército acredita, antes do ataque de 7 de outubro, que o grupo terrorista Hamas em Gaza não representava uma ameaça significativa para Israel, que não estava interessado em uma guerra em grande escala, que as suas redes de túneis tinham sido significativamente degradadas e que qualquer ameaça transfronteiriça seria frustrada pela cerca de alta tecnologia de Israel.
A investigação destacou uma lacuna cada vez maior entre as concepções das FDI sobre o Hamas e o que o grupo terrorista estava fazendo na realidade.
- As avaliações de inteligência das FDI sobre o Hamas desde 2014 até o início da guerra
A investigação de “avaliações de inteligência” concluiu que a Direção de Inteligência Militar recebeu informações e planos que delineavam a intenção do Hamas de lançar um ataque em larga escala contra Israel durante um período de vários anos, mas rejeitou os planos, vistos como irrealistas e inviáveis.
Em vez disso, a Direção de Inteligência Militar assumiu falsamente que o líder do Hamas, Yahya Sinwar, era um pragmático que não procurava uma guerra em grande escalada com Israel, e que o grupo terrorista via a sua guerra de 2021 com Israel como um fracasso e concentrava as suas capacidades no lançamento de foguetes, e não numa invasão terrestre.
Como parte das investigações sobre os seus fracassos durante a preparação para o ataque do grupo terrorista Hamas em 7 de outubro de 2023, as FDI entenderam agora que o Hamas decidiu em abril de 2022 lançar tal ataque. Em setembro de 2022, o grupo terrorista estava 85% preparado. E decidiu em maio de 2023 lançar o ataque em 7 de outubro.
- O processo de inteligência e tomada de decisão às vésperas do 7 de outubro
A investigação sobre o processo de tomada de decisão de altos funcionários na véspera do ataque descobriu que as FDI identificaram cinco sinais de atividade incomum do Hamas na noite anterior ao ataque do grupo terrorista em 7 de outubro, mas acreditavam que não indicavam um ataque iminente.
Esta investigação também descobriu que a conduta, a tomada de decisões e as avaliações de inteligência das FDI na noite entre 6 e 7 de outubro se basearam no resultado de anos de avaliações falsas sobre o Hamas.
Como resultado, os funcionários dos serviços de informação a todos os níveis não conseguiram alertar para o que viria a acontecer.
- O comando e controle e as ordens dadas durante as batalhas entre 7 e 10 de outubro
Finalmente, o último tópico de investigação, centrado nas batalhas de 7 de outubro e nos dias seguintes, descobriu apenas em retrospectiva que a Divisão de Gaza das FDI foi derrotada durante várias horas naquele dia.
Como resultado de não ter percebido que a Divisão de Gaza tinha caído em tempo real, o Estado-Maior não compreendeu a gravidade do ataque e não conseguiu elaborar uma imagem precisa da situação operacional, o que se tornou um grande desafio durante os esforços para bloquear o ataque.
A investigação das batalhas descobriu que as FDI não conseguiram proteger os civis israelenses e não estavam preparadas para um ataque surpresa em larga escala.
- As investigações não tratam de lideranças políticas
As investigações visavam tirar conclusões operacionais para as FDI e não analisaram as políticas da liderança política, evitando assim uma briga com os líderes governamentais, que insistiram que as investigações devem esperar até depois do fim da guerra contra o Hamas.
As investigações – conduzidas por unidades consideradas como tendo desempenhado um papel na incapacidade de perceber os preparativos do Hamas ou de se prepararem adequadamente para o ataque do grupo terrorista – foram realizadas simultaneamente durante a guerra.
Milhares de horas foram gastas pelos policiais nas investigações – coletando material, conduzindo entrevistas e compilando as informações.
Além dos quatro tópicos principais, as FDI investigaram 41 batalhas distintas e incidentes importantes que ocorreram durante o ataque de 7 de outubro.
Artigos Relacionados
II SIMPÓSIO IBI NO CAMPUS: PROGRAMAÇÃO COMPLETA, CADERNO DE RESUMOS E INSCRIÇÕES PARA OUVINTES
4 de dezembro de 2023
O II Simpósio IBI no Campus é uma iniciativa que busca congregar pesquisadores para ampliar e aprofundar as relações entre acadêmicos, bem como enriquecer suas respectivas pesquisas. É um espaço para possibilitar a troca de experiências e a construção de novos saberes. A II edição do evento acontecerá entre os dias 13 e 15 de […]
III SIMPÓSIO IBI NO CAMPUS: INSCRIÇÕES ABERTAS PARA COMUNICADORES
9 de outubro de 2024
O Instituto Brasil-Israel tem a honra de convidar a comunidade acadêmica para participar do III Simpósio IBI no Campus. A III edição do evento acontecerá nos dias 10 e 11 de dezembro de maneira híbrida. O Simpósio é uma iniciativa que busca congregar pesquisadores para ampliar e aprofundar as relações entre acadêmicos, bem como enriquecer […]
A retórica do neonazismo no conflito Rússia-Ucrânia
10 de março de 2022
Live do IBI com pesquisador da extrema-direita sobre as gramáticas neonazistas