IBI apoia os 50 anos do Centro de Estudos Judaicos
O IBI esteve entre os apoiadores, ao lado da Conib, da Fisesp e da Hebraica, nesta segunda-feira, 23 de setembro, no evento de comemoração dos 50 anos do Centro de Estudos Judaicos da Universidade de São Paulo, com a participação do ex-ministro das relações exteriores, Celso Lafer.
O evento foi apresentado pelo pesquisador do Centro de Estudos Judaicos Bruno Szlak. A abertura foi feita pela pela diretora do CEJ/USP, a Professora Dra. Marta Topel que falou sobre o funcionamento do CEJ, sobre o trabalho de seus professores e sobre os rumos da área de Estudos Judaicos na Universidade de São Paulo.
O doutorando em Estudos Judaicos Daniel Douek, apresentou uma nova proposta para o futuro do CEJ, com a reformulação do estatuto e a criação de uma Associação de Amigos do CEJ, ressaltando a importância destes estudos para a comunidade judaica e para a produção de pesquisas acadêmicas. O pesquisador do CEJ Manu Marcus Hubner apresentou ao lado da doutoranda Isadora Sinay a produção acadêmica das revistas Cadernos de Língua e Literatura Hebraica e Vértices, ambas produções relevantes e ligadas ao Centro de Estudos Judaicos.
Em seguida, o Professor Celso Lafer apresentou uma conferência contando um pouco sobre sua relação com a história do Centro de Estudos Judaicos e comentando a importância da criação de uma Associação. Em seu discurso, Lafer abordou questões tocantes para os estudos judaicos como racismo e antissemitismo, e mencionou obras de professores do Programa como o dicionário hebraico-português da Professora Rivka Berezin e o livro Jerusalém & São Paulo, da Professora Marta Topel, que trata do tema da ortodoxia judaica no Brasil. O Professor ainda lembrou da relevância da atuação do Rabino Pinkuss na fundação e consolidação de um Centro de Estudos Judaicos dentro de um ambiente laico como o da Universidade de São Paulo bem como outras pessoas que atuaram de forma significativa na história do CEJ como como Jacó Guinsburg, Nachman Falbel, Anita Novinsky, Henrique Rattner dentre outros.
A noite seguiu com com um coquetel oferecido pelo Buffet Kosher Bites e Fabiana Grinberg, monitora do CEJ/USP, colheu em vídeo depoimentos dos convidados presentes.
O Centro de Estudos Judaicos apresenta na tarde de hoje, 24 de setembro, o segundo evento de comemoração de seu cinquentenário, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, sala 266 do prédio de Letras, onde serão apresentadas duas mesas de discussão sobre Estudos Judaicos na USP e Estudos Judaicos no Brasil.
Fique atento aos nossos próximos eventos em nossas redes sociais!
Artigos Relacionados
Grupo LAIS, fundado em Fortaleza, pretende intensificar os estudos acadêmicos sobre Israel
13 de dezembro de 2018
Encontro de intelectuais ocorreu durante a conferência BIWARD
Arieh Saposnik é palestrante no 1o Seminário de Estudos Judaicos da UFRGS
29 de outubro de 2019
No dia 08/11 o Professor Arieh Saposnik, convidado pelo IBI a participar de um ciclo de palestras pelo Brasil, participará do 1o Seminário de Estudos Judaicos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul com o tema “Holy Lands, Real Estate and Miraculous Vehicles: what was – and what is – zionism all about.