É hora de defender a vida. Chega de fake news. Chega de negacionismo.

A circulação de um vídeo do ministro da defesa de Israel é um excelente exemplo de fake news.
Naftali Bennet aparece falando da necessidade de defender os mais velhos na epidemia de COVID-19.
O video não apoia em nenhum momento a tal quarentena vertical propagada por grupos no Brasil.
Qual não é nossa surpresa quando vemos o vídeo circulando em redes como se o ministro defendesse a quarentena somente para os mais velhos?
Pior, nos posts afirmam que essa é a politica do governo de israel durante a epidemia.
MENTIRA! Israel esta em quarentena total tentando impedir o espalhamento do vírus no país.
Mais uma vez criam uma Israel imaginária pra defender suas próprias agendas. Israel real não é parecida com nada disso.
Mas por que essa história é grave? Por que é um bom caso de análise do fenômeno da fake news?
Ora, Israel tem mais de 8 milhões de habitantes. Tem imprensa livre, tem debates abertos sobre o tema. Mais que isso, no Brasil há milhares de pessoas com contato direto com o pais e com pessoas em Israel.
Qualquer pessoa honesta pode conferir que a interpretação do vídeo é equivocada. Qualquer pessoa mais honesta pode ver que Israel esta totalmente parada hoje.
O espalhamento de um post que tenta provar o contrário nos faz lembrar que fake news descende do negacionismo histórico.
Imaginem, se é fácil negar uma realidade concreta e contemporânea, pensem como será fácil negar, por interesses políticos, uma verdade histórica. Por exemplo, como pode ser fácil dizer que não houve ditadura no Brasil ou mesmo dizer que o Holocausto não existiu.
É hora de defender a vida. Chega de fake news. Chega de negacionismo.
Artigos Relacionados
Reflexões sobre a liberdade acadêmica e ataques à FFLCH-USP, por Guilherme Ary Plonsky
17 de dezembro de 2018
IBI Live com Milton Seligman
14 de julho de 2020
Na próxima quinta-feira, 16/07, às 20h, Marília Neustein conversa com Milton Seligman sobre o tema “Lobby, democracia e políticas públicas”. Acompanhe pelo Instagram @institutobrasilisrael.
E eu com isso? #185 Um judeu nunca é só um judeu
21 de setembro de 2022
O ano de 5783 bate à nossa porta e parece que ao longo desses milênios todos, apesar da insistência, ainda é preciso reforçar uma mensagem importante: a comunidade judaica não é um bloco monolítico. Judeus são diversos, a comunidade é plural, com todo tipo de pessoa. Não existe UM judeu que represente todos os outros. […]