“Cabala é um patrimônio da humanidade”, afirma o chazan Pipo, estudioso do assunto

Quando se fala em Cabala, muitos dizem que é o lado mais místico do judaísmo. A prática e o estudo dessa filosofia se popularizaram depois que a cantora pop Madonna e outras celebridades se tornaram adeptas. Daí, surgiram instituições como o Kabbalah Center no Brasil, prometendo ensinar Cabala a quem os procurasse.
Mas o que é realmente a Cabala? Até que ponto transformar um saber milenar em uma cartilha comercializável não banaliza o próprio judaísmo?
Anita Efraim e Amanda Hatzyrah conversaram com Felipe Pinchas Grytz, mais conhecido como Pipo, que é maestro e compositor formado pela Faculdade Santa Marcelina, e também já foi chazan do Colégio Renascença e diretor musical da Congregação Israelita Paulista. Hoje em dia, ele estuda e ensina Cabala. Para ele, a Cabala não é só dos judeus e sim um patrimônio da humanidade.
Onde ouvir
Artigos Relacionados
E eu com isso? #59: Psicanálise, confinamento e judaísmo, com Christian Dunker
7 de junho de 2020
O Instituto Brasil-Israel repudia encontros de deputados federais com deputada alemã de extrema-direita
23 de julho de 2021
A deputada alemã Beatrix von Storch é neta do ministro das Finanças de Adolf Hitler
Entrevista com o escritor e historiador israelense Gadi Taub
22 de dezembro de 2017
Em conversa com o professor Michel Gherman, Taub fala sobre sionismo e o direito dos povos à sua autodeterminação