Tragédia em Lag Baomer
01 maio 21

Tragédia em Lag Baomer

Ao menos 45 pessoas morreram pisoteadas após um tumulto em uma celebração religiosa reunindo dezenas de milhares de judeus ultraortodoxos no Monte Meron, no norte de Israel. Há, ainda, cerca de 150 feridos, alguns em estado crítico.

Testemunhas disseram que a confusão começou com um alerta para evacuação do local, onde os participantes pulavam e dançavam para comemorar Lag B’Omer, próximo ao túmulo de Rabbi Shimon Bar Yochai.

O primeiro-ministro de Israel, Bejnamin Netanyahu, disse que “o desastre do Monte Meron é um dos piores que o Estado de Israel já experimentou”. O presidente Reuven Rivlin ofereceu suas condolências, assim como Yair Lapid, do Yesh Atid, que disse estar acompanhando de perto os acontecimentos nesta “noite triste e difícil”.

O líder do partido árabe Lista Unida, Ayman Odeh, afirmou que, “em meio ao choque e ao luto, muitos cidadãos estão oferecendo sua ajuda, provando que a solidariedade pode ser encontrada em todas as religiões e nações”. O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, também manifestou condolências. Em carta ao presidente de Israel, Reuven Rivlin, Abbas expressou sua tristeza pela tragédia e disse: “estamos orando pelas vítimas e esperamos a recuperação dos feridos”.

Artigos Relacionados


E eu com isso? #117 O que vem depois do cessar-fogo

Calendar icon 26 de maio de 2021

Arrow right icon Leia mais

Vida de judeus etíopes em Israel é tema do novo episódio do podcast do IBI

Calendar icon 19 de julho de 2019

Com Anita Efraim, Amanda Hatzyrah e Paula Fontanezzi

Arrow right icon Leia mais

Playlist da semana: Chaver, ata chaser

Calendar icon 14 de novembro de 2019

Curadoria de Tomer Silberberg

Arrow right icon Leia mais