A gastronomia que transforma vidas
03 dez 21

A gastronomia que transforma vidas

Você já ouviu falar sobre o conceito de gastronomia social? É um conceito que vê a gastronomia como uma ferramenta de combate às desigualdades sociais e à fome.

Atualmente, mais da metade da população brasileira — 116 milhões de pessoas — vive com algum grau de insegurança alimentar, de acordo com o levantamento da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan). O Brasil voltou em 2021 ao Mapa da Fome (organizado pela ONU), com quase 20 milhões de brasileiros sem poder comer.

Apesar da alta quantidade da população passando fome, o Brasil é um dos 10 países que mais desperdiçam alimentos no mundo, segundo dados da Food and Agriculture Organization the United Nations (2015), jogando fora cerca de 35% da sua produção anualmente.

Para David Hertz, empreendedor social, chef e co-criador da Gastromotiva, do refeitório Gastromotiva no Rio de Janeiro, do movimento de Gastronomia Social Global e ganhador do Charles Bronfman Prize, “empreendedor social é um termo em construção. Todos somos, no final, empreendedores sociais das pessoas dos nossos entornos, quando a gente começa a se dedicar, de alguma forma, em um processo coletivo. Porque a sociedade hoje precisa desse empreendedorismo”.

Em entrevista ao podcast “E eu com isso?”, do Instituto Brasil-Israel, Herz explicou o modo de atuação da Gastromotiva: “Transformar o campo da gastronomia para ser mais democrático, inclusivo e equitativo. (…) Ao mesmo tempo que a Gastromotiva luta contra o desperdício dos alimentos, ela apoia o pequeno produtor, faz formações profissionais para que cozinheiros se tornam também empreendedores, educadores e mobilizadores, que geram oportunidades locais e fazem ações de combate à fome. Tudo isso em comunidades muito vulneráveis”.

“Tudo isso começou de uma inquietação minha ao subir a favela pela primeira vez, em São Paulo, onde eu morava na época. (…) Isso depois de ter montado um restaurante na Oscar Freire, e me perguntar qual era o motivo disso tudo…

Juntando todas essas andanças da vida e o meu talento, eu comecei a refletir sobre o papel da gastronomia no Brasil, no começo dos anos 2000. Para mim, em um país tão desigual, a gastronomia poderia ter uma outra função que era de transformar vidas e comunidades”, concluiu o chef.

O “E eu com isso?” é o podcast do Instituto Brasil-Israel (IBI). Com convidados diferentes, aprofunda questões éticas, religiosas, políticas e socais. Este episódio é uma parceria com a Comunidade Shalom. Disponível em diversas plataformas. Confira:

Onde ouvir

Anchor

Apple Podcasts

Breaker

Castbox

Deezer

Google Podcasts

Orelo

Pocket Casts

Podcast Addict

RadioPublic

Spotify

Stitcher

YouTube

Artigos Relacionados


77 anos de libertação de Auschwitz: negros e judeus no Holocausto

Calendar icon 2 de fevereiro de 2022

Arrow right icon Leia mais
Curso apresenta a complexidade do conflito entre israelenses e palestinos com grandes especialistas
Curso apresenta a complexidade do conflito entre israelenses e palestinos com grandes especialistas

Calendar icon 30 de novembro de 2021

Em formato EAD, e contando com a participação de professores e pesquisadores das melhores universidades do Brasil e internacionais, ligados a instituições judaicas e árabes, o curso “Precisamos falar sobre Israel e Palestina”, oferecido pelo Instituto Brasil-Israel, com inscrições abertas até o dia 10 de dezembro, é dirigido a estudantes e interessados em geral

Arrow right icon Leia mais
Um olhar feminista do Purim
Um olhar feminista do Purim

Calendar icon 14 de março de 2022

É possível compreender e celebrar Purim a partir de uma perspectiva feminista?

Arrow right icon Leia mais