Veja principais pontos dos discursos de Bibi e Abbas na ONU

O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, discursaram, hoje (27/09), na 73ª Assembleia Geral das Nações Unidas. Confira os pontos principais dos discursos. 

Bibi Netanyahu 

  • O conflito israelo-palestino teve papel periférico no discurso de 40 minutos proferido pelo premiê israelense
  • Pediu inspeção urgente no Irã a ser realizada pelos órgãos internacionais sobre armazém nuclear
  • Dedicou parte de seu discurso para elogiar a postura dos Eua e criticar a postura de política internacional de líderes europeus
  • Rebateu críticas feitas por Mahmud Abbas, minutos antes, sobre o tratamento de palestinos em Israel, afirmando que o líder da Autoridade Palestina chegou a negar o Holocausto em um recente discurso e relatou das dificuldades impostas pela OLP para judeus comprarem apartamentos. 

Mahmoud Abbas

  • O discurso do líder da Autoridade Palestina deu destaque ao conflito entre israelenses e palestinos. Abbas afirmou que não haverá paz na região enquanto não for reconhecido um estado palestino independente, com sua capital em Jerusalém oriental e com todos os locais sagrados.
  • Abbas também criticou a nova lei, Estado-Nação, aprovada em Israel, afirmando que o país promove um apartheid racial. 
  • O líder palestino criticou o governo norte-americano, em especial a transferência da embaixada do país para Jerusalém, afirmando que essa ação é mais um empecilho para um futuro acordo de paz.

O conflito israelo-palestino também foi mencionado no discurso do presidente brasileiro Michel Temer. Mencionando a importância do diálogo e da solidariedade, Temer ressaltou a posição brasileira de apoio a solução de dois estados, vivendo em paz e segurança. 

Confira os discursos na íntegra: 

Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel

Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Palestina

Michel Temer, presidente do Brasil

p.p1 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; line-height: 15.0px; font: 10.0px Arial; color: #232323; -webkit-text-stroke: #232323}
p.p2 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; line-height: 15.0px; font: 10.0px Arial; color: #232323; -webkit-text-stroke: #232323; min-height: 11.0px}
span.s1 {font-kerning: none}

ARTIGOS

Inscreva-se na newsletter

MENU

CONHEÇA NOSSAS REGRAS DE
LGPD E CONDUTA ÉTICA

© Copyright 2021 | Todos os direitos reservados.
O conteúdo do site do IBI não reflete necessariamente a opinião da organização. Não nos responsabilizamos
por materiais que não são de nossa autoria.
IBI – Instituto Brasil-Israel
SP – Sao Paulo