Inscrições IBI no Campus 2024 – 1º semestre

INSCREVA-SE AQUI

Criado em 2020, o IBI no Campus é um projeto nacional e online de estudo e pesquisa sobre judaísmo, sionismo, Israel-Palestina e temas transversais emergentes na sociedade brasileira, como racismo, desigualdade, nacionalismo e genocídios. 

Os encontros são baseados em temas ou textos selecionados previamente. Com caráter dialogal, reflexivo e colaborativo, o engajamento e participação ativa dos participantes é essencial para a continuidade e sucesso dos laboratórios!

Atualmente, o projeto conta com 6 laboratórios compostos por estudantes, pesquisadores e professores de Universidades brasileiras e internacionais. As inscrições para os laboratórios acontecem do dia 15 a 29 de fevereiro, através de um formulário eletrônico. 

Após o fim das inscrições, os coordenadores dos laboratórios entrarão em contato com os inscritos dentro de alguns dias.

Conheça nossos laboratórios:

Judeidade e Negritude
(Quinzenalmente –Sábado – 9h às 11h)
Coordenação: Edilmar Alcantara (UFRJ)

A perspectiva do laboratório é promover e suscitar discussões que abarquem uma visão interseccional, cuja temática Judeidade e Negritude seja o pano de fundo. A proposta é oferecer um espaço aberto para discussão de ideias, partindo de temas pré-definidos, e tendo ou não textos norteadores.

ACESSE O PROGRAMA AQUI

História e Memória do Holocausto
(Quinzenalmente – Quinta-feira – 19h às 20h30)

Coordenação: Alana de Moraes Leite (UFRPE)

Esse laboratório pretende debater questões contemporâneas sobre a memória do Holocausto, enfatizando os diálogos dessas memórias com o contexto brasileiro contemporâneo e outras demandas memoriais.

ACESSE O PROGRAMA AQUI

Novas formas de antissemitismo
(Quinzenalmente – Terça-feira – 19h30 às 21h30)
Coordenação: Anelise Fróes (PUC-SP/Labô) e Bianca Bastos (PUC-Rio)

O objetivo geral deste Laboratório é ser um espaço para reflexões dinâmicas sobre o antissemitismo no Brasil, mas também compreendido como fenômeno transnacional e atemporal, marcado através do tempo por “ondas” de reavivamento a partir de contextos sociais diversos. O laboratório se estrutura também como parte de um percurso formativo para pesquisadores e pesquisadoras de diversas áreas, baseando suas discussões em perspectivas de judaísmo e judeidade elaboradas a partir de imaginários do campo político brasileiro, atravessado por múltiplas intersecções. 

ACESSE O PROGRAMA AQUI

Judeidade e Decolonialidade

(Quinzenalmente – Segunda-feira – 18h30 às 20h)
Coordenação: Yonathan Listik (Leiden University) e Júlia Amaral (UFRJ)

Este laboratório propõe estudar o judaísmo diaspórico como uma identidade que é comumente situada como o estranho ou Outro. Abordaremos variados referenciais teóricos que permitam abraçar a complexidade acerca de temas comumente tratados de maneira simplória e polarizada. Por fim, abordaremos outras possibilidades para a identidade judaica, de modo a permitir o seu empoderamento – examinando o potencial da judeidade de criticar e subverter os paradigmas que definiram a sua subjugação.

ACESSE O PROGRAMA AQUI

História do Sionismo

(Quinzenalmente – Quinta-feira – 18h às 19h30h)

Coordenação: João Miragaya

O laboratório busca examinar o Sionismo em três eixos: contexto do surgimento e teoria sionista; história do movimento sionista pré-1948; e o Sionismo depois do Estado. Para cada encontro será sugerida ao menos uma leitura, para que possamos debater em conjunto fontes primárias ou secundárias, e enriquecer o debate a nível acadêmico.

ACESSE O PROGRAMA AQUI

Estudos Israelenses

(Mensalmente – Domingo – 16h às 17h30)

Coordenação: Karina Stange Calandrin (USP/Uniso/Insper)

Este laboratório busca explorar a complexidade da política externa e interna de Israel, proporcionando aos participantes um entendimento abrangente dos desafios, histórias e dinâmicas atuais que moldam Israel no cenário mundial.

ACESSE O PROGRAMA AQUI

Se interessou? 

Preencha o formulário AQUI e participe!

Foto: WikimediaCommons

ARTIGOS

Inscreva-se na newsletter

MENU

CONHEÇA NOSSAS REGRAS DE
LGPD E CONDUTA ÉTICA

© Copyright 2021 | Todos os direitos reservados.
O conteúdo do site do IBI não reflete necessariamente a opinião da organização. Não nos responsabilizamos
por materiais que não são de nossa autoria.
IBI – Instituto Brasil-Israel
SP – Sao Paulo