Tratado que abriu negociações de paz entre Israel e Egito completa 40 anos
Há quarenta anos, em 17 de setembro de 1978, após doze dias de negociações secretas em Camp David, o primeiro-ministro de Israel, Menachem Begin, o presidente do Egito, Anwar al-Sadat, e o presidente dos EUA, Jimmy Carter, assinaram um tratado pelo qual se comprometiam a negociar de boa-fé o futuro do Sinai e da paz entre Israel e o Egito e as linhas gerais das negociações para o estabelecimento de um regime autônomo na Cisjordânia e em Gaza.
O tratado abriu caminho para os acordos de paz entre Israel e Egito, firmados em 26 de março de 1979 e que se mantêm até hoje.
Já as linhas gerais das negociações para o estabelecimento de um regime autônomo na Cisjordânia e em Gaza foram interpretadas de maneira diversa por Israel, Egito e EUA e não renderam os resultados esperados pelas partes. A questão segue indefinida.
Artigos Relacionados
Nota de apoio à jornalista Patrícia Campos Mello
19 de fevereiro de 2020
Em 2018, convidamos Patrícia Campos Mello, repórter e colunista da Folha de S. Paulo, para ministrar uma aula no curso de formação do IBI, intitulada “Verdade ou fake news? A cobertura da mídia sobre os conflitos no Oriente Médio e o impacto das redes sociais na difusão de informações”. O convite foi prontamente aceito. A […]