Veja principais pontos dos discursos de Bibi e Abbas na ONU
IBIO presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, discursaram, hoje (27/09), na 73ª Assembleia Geral das Nações Unidas. Confira os pontos principais dos discursos.
Bibi Netanyahu
- O conflito israelo-palestino teve papel periférico no discurso de 40 minutos proferido pelo premiê israelense
- Pediu inspeção urgente no Irã a ser realizada pelos órgãos internacionais sobre armazém nuclear
- Dedicou parte de seu discurso para elogiar a postura dos Eua e criticar a postura de política internacional de líderes europeus
- Rebateu críticas feitas por Mahmud Abbas, minutos antes, sobre o tratamento de palestinos em Israel, afirmando que o líder da Autoridade Palestina chegou a negar o Holocausto em um recente discurso e relatou das dificuldades impostas pela OLP para judeus comprarem apartamentos.
Mahmoud Abbas
- O discurso do líder da Autoridade Palestina deu destaque ao conflito entre israelenses e palestinos. Abbas afirmou que não haverá paz na região enquanto não for reconhecido um estado palestino independente, com sua capital em Jerusalém oriental e com todos os locais sagrados.
- Abbas também criticou a nova lei, Estado-Nação, aprovada em Israel, afirmando que o país promove um apartheid racial.
- O líder palestino criticou o governo norte-americano, em especial a transferência da embaixada do país para Jerusalém, afirmando que essa ação é mais um empecilho para um futuro acordo de paz.
O conflito israelo-palestino também foi mencionado no discurso do presidente brasileiro Michel Temer. Mencionando a importância do diálogo e da solidariedade, Temer ressaltou a posição brasileira de apoio a solução de dois estados, vivendo em paz e segurança.
Confira os discursos na íntegra:
Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel
Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Palestina
Michel Temer, presidente do Brasil
p.p1 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; line-height: 15.0px; font: 10.0px Arial; color: #232323; -webkit-text-stroke: #232323}
p.p2 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; line-height: 15.0px; font: 10.0px Arial; color: #232323; -webkit-text-stroke: #232323; min-height: 11.0px}
span.s1 {font-kerning: none}
Artigos Relacionados
O legado de Henry Sobel é o tema da semana do podcast do IBI
18 de dezembro de 2019
Henry Sobel foi um dos rabinos mais conhecidos na comunidade judaica brasileira. Difícil achar um judeu que nunca tenha cruzado o caminho de Sobel e ouvido seu tão conhecido sotaque. Conversamos com o rabino Michel Schlesinger, a quem Sobel chamava de sucessor. Falamos sobre seu legado, a atuação no assassinato de Vladimir Herzog, o episódio […]
Novo episódio do podcast do IBI trata de futebol no Brasil e em Israel
3 de abril de 2019
Com Anita Efraim e Amanda Hatzyrah, Carolina Müller Moreira e Guiora Thalenberg