O que diz uma grande parcela dos jovens da comunidade sobre sionismo? O IBI foi ouvir.
07 out 19

O que diz uma grande parcela dos jovens da comunidade sobre sionismo? O IBI foi ouvir.

Essa semana, Michel Gherman, colaborador do IBI teve uma conversa com os grupos de juventude da CIP.  Jovens da Chazit, Avanhandava e colônia se reuniram para uma conversa franca e aberta. O tema? Sionismo e Israel.

Em um momento de usos e reusos do sionismo no interior da política brasileira, ficou clara a necessidade de promover conversas e debates sobre o tema com jovens dos movimentos juvenis. 

Entre as conclusões mais forte, apareceu a compreensão de que modelos de hasbará clássicos já estão ultrapassados. Para se falar de sionismo é preciso conhecer as contradições de uma sociedade complexa e diversificada.

Antes das guerras, dos heróis e dos inimigos, jovens judeus sionistas querem escutar de poetas e autores de Israel. Além disso, querem discordar se seus governos sem precisar se justificar internamente, querem amar Israel, ao mesmo tempo que têm questões sobre o estado.

Os jovens querem ser sionistas e querem ter o direito de ser críticos. 

Artigos Relacionados


Playlist da semana: Iom Haatzmaut

Calendar icon 23 de abril de 2020

Curadoria de Caroline Beraja

Arrow right icon Leia mais

Reflexões sobre a liberdade acadêmica e ataques à FFLCH-USP, por Guilherme Ary Plonsky

Calendar icon 17 de dezembro de 2018

Arrow right icon Leia mais

Hannah Arendt, árabes e sionistas na fundação de Israel é tema da última aula do curso do IBI na Unibes

Calendar icon 13 de fevereiro de 2020

A aula foi ministrada pelo professor Omar Thomaz

Arrow right icon Leia mais