Curso apresenta a complexidade do conflito entre israelenses e palestinos com grandes especialistas
30 nov 21

Curso apresenta a complexidade do conflito entre israelenses e palestinos com grandes especialistas

Isabella Marzolla

O conflito entre israelenses e palestinos é uma das questões mais complexas do mundo. Entretanto, quase todos têm uma opinião formada sobre este assunto. Com a tendência de polarização nas redes sociais, o tema é tratado de forma maniqueísta e superficial, o que muitas vezes acaba contribuindo para o crescimento de visões simplórias e preconceituosas.  

O curso “Precisamos falar sobre Israel e Palestina”, que já está em sua terceira edição, procura quebrar essa lógica. As matrículas foram abertas na quinta-feira passada (25) e fecham no dia 05 de dezembro. Confira aqui o valor da inscrição.

As aulas serão 100% online, e os alunos terão acesso também a uma apostila com leituras e materiais complementares.

Serão 4 aulas online ministradas por Marta Topel, professora da USP, Michel Gherman, da UFRJ e assessor acadêmico do IBI, Natalia Nahas, do Instituto de Cultura Árabe, e Peter Demandt, da Universidade de Amsterdam.

Marta, falará sobre o movimento nacional judaico. Natalia, sobre o desenvolvimento da consciência nacional palestina. Peter, sobre identidades coletivas no conflito Israel-Palestina. E, finalmente, Michel, sobre modos de pensar as identidades palestinas e israelenses a partir das tragédias vividas por estes povos.

“A escolha por falar sobre o êxodo palestino de 1948 e o Holocausto tem a ver com a percepção que tragédias nacionais ocupam na construção da identidade de palestinos e israelenses, vividas de maneira diferente e desigual. Se para os judeus houve o genocídio, para os árabes, houve deslocamento e expulsão. Estas tragédias permaneceram na alma de ambos os povos e é fundamental para se entender o desenvolvimento do conflito palestino – israelense”, afirma Michel.

Inscreva-se!

Artigos Relacionados

A gastronomia que transforma vidas
A gastronomia que transforma vidas

Calendar icon 3 de dezembro de 2021

“Em um país tão desigual, a gastronomia poderia ter uma outra função, a de transformar vidas e comunidades”, afirma o co-criador da Gastromotiva, David Hertz, em entrevista ao podcast “E eu com isso?”, do Instituto Brasil-Israel

Arrow right icon Leia mais
Voltando a respirar…
Voltando a respirar…

Calendar icon 18 de fevereiro de 2022

Por Elio Luiz Mauer

Arrow right icon Leia mais
Produções israelenses na HBO
Produções israelenses na HBO

Calendar icon 27 de janeiro de 2022

Quem aí não tem Netflix? Na semana passada sugerimos produções israelenses na Netflix, e agora, vamos elencar produções de Israel na HBO! VALLEY OF TEARS No primeiro dia de Yom Kippur, um ataque surpresa empurra jovens combatentes para a batalha. Inspirado pelos verdadeiros eventos da guerra árabe-israelense de 1973, esta série dramática e angustiante mostra […]

Arrow right icon Leia mais