IBINews 209: Diálogos sobre política
IBI NewsO ano de 2021 está acabando e é preciso, claro, falar sobre 2022, um ano que promete ser marcado por disputas políticas acirradas e uma temível polarização.
Com o objetivo de estimular o debate qualificado acerca da judeidade no contexto brasileiro contemporâneo, o IBI está lançando a série temática “Diálogos sobre política”, reunindo diversas lideranças do espectro ideológico e intelectual.
Através de lives e entrevistas individuais conduzidas por nossa equipe, o projeto se propõe construir pontes e mensurar as percepções de importantes protagonistas e pensadores da política brasileira, a respeito de temas sensíveis como o antissemitismo, o conflito israelense-palestino e o imaginário construído em torno da comunidade judaica no país.
A partir destes encontros, a ideia é produzir um corpus que sistematize de maneira periódica como evoluem essas noções de acordo com os acontecimentos públicos. E, reunir coragem e conhecimento a partir de diferentes perspectivas, para encarar de frente a complexidade trazida pelos temas em questão.
Fernando Haddad, ex-ministro da educação, ex-prefeito de São Paulo, professor de gestão e administração pública no Insper, e detentor de 47 milhões de votos no segundo turno da eleição de 2018, inaugura a série, em uma live com Michel Gherman, assessor acadêmico do IBI, que será transmitida conjuntamente pelo Instagram, nesta quarta-feira, às 17h.
O crescimento do antissemitismo no Brasil nos últimos anos chama a atenção. E em várias frentes, com o supremacismo branco e as evocações neonazistas ocupando um extremo, e o apagamento do preconceito contra os judeus em outro, sob a alegação simplista de que são “brancos e privilegiados”.
Este será o ponto de partida de uma conversa que promete lançar luz, encontrar pontos de contato e romper paradigmas.
E aguarde, em 2022, teremos novas entrevistas pela frente!
CONFIRA OS DESTAQUES DA SEMANA!
Busca pela felicidade: Já está nas bancas o novo número da revista Quatro cinco um. A seção “Literatura Israelense”, que conta com o apoio do IBI, traz um trecho do livro “Happycracia”, da professora da Universidade Hebraica de Jerusalém, Eva Illouz, e do psicólogo Edgar Cabanas, sobre a busca pela felicidade. “O que os defensores da felicidade prometem como solução para os problemas da humanidade é pouco mais do que uma ‘fuga para dentro’. Na verdade, o que é efetivamente compartilhado pelo mindfulness e pelos muitos outros conceitos e técnicas relativos à felicidade propostos pelos especialistas e pela indústria é um individualismo profundo e uma compreensão limitada do social”. O ‘mindfulness’ se tornou uma indústria global que arrecada mais de 1 bilhão de dólares por ano. Mas, será que é uma moda ou gera realmente frutos na nossa saúde mental? Leia.
Judaísmo sem rótulo: Nos últimos anos uma tendência social, especialmente entre os mais jovens, é a de não se enxergarem a si mesmos como alinhados com qualquer uma das principais correntes judaicas – ortodoxia, conservadorismo, reforma ou reconstrucionismo. Classificam-se como “apenas judeus”, “seculares” ou “qualquer outra coisa judaica”. No “E eu com isso?”, Anita Efraim e Ana Clara Buchmann conversaram com os rabinos Natan Freller que atua na comunidade norte-americana, e Rogério Cukierman, da Congregação Israelita Paulista. Ouça.
Escândalo envolve milionário israelense: No Expresso Israel, programa que apresenta as principais notícias de Israel e região na semana, com as jornalistas Daniela Kresch e Isabella Marzolla, o destaque é um escândalo envolvendo o dono de um famoso time de futebol em Israel, o Beitar Jerusalém. O empresário Moshe Hogeg está sendo acusado por fraude, lavagem de dinheiro, má conduta sexual, tráfico humano, abuso de menores e corrupção. Outro assunto abordado é a possibilidade de aplicação de uma 4ª dose da vacina contra a covid-19 na população israelense. Assista.
Artigos Relacionados
A revolução da comida kasher
18 de janeiro de 2022
Você já comeu comida kasher mexicana? E francesa e italiana?
Com apoio do IBI, USP realiza seminário “Conflitos Globais, Jornalismos Locais” no dia 30 de novembro
23 de novembro de 2018
Conferência faz parte do VI Festival Games For Change
Gaavah participa de exibição de cinedebate sobre vida de Rosely Roth
13 de dezembro de 2023
O MOV.LGBTQIA+, incubadora de projetos ligada à Congregação Israelita Paulista (CIP), organizou, no último dia 30 de novembro, um evento especial que contou com a participação dos coletivos Gaavah, coletivo LGBTQIA+ do Instituto Brasil-Israel, e CineSapatão. O CineSapatão vem conquistando diversos prêmios com o curta-metragem “Ferro’s bar”, que narra o evento do levante do Ferro’s […]