28.284 pessoas serão homenageadas na Dia da Lembrança dos Soldados Mortos de Israel e das Vítimas do Terrorismo
03 maio 22

28.284 pessoas serão homenageadas na Dia da Lembrança dos Soldados Mortos de Israel e das Vítimas do Terrorismo

Hoje, dia 3 de maio, é celebrado o Iom Hazicaron, o Dia da Lembrança dos Soldados Mortos de Israel e das Vítimas do Terrorismo. Às 20 horas (horário de Israel) sirenes soarão por Israel para um minuto de silêncio em homenagem às vítimas, marcando a véspera da data, e depois mais uma vez no próprio dia, às 11 horas.

Em 2022, o número de vítimas chegou a 28.284, com a inclusão, no último ano, de 56 pessoas do exército israelense e 84 veteranos que morreram devido aos seus ferimentos; e a um total de 4.216 civis mortos em decorrência de ataques terroristas.

O número total de soldados mortos inclui não apenas integrantes das Forças de Defesa de Israel, mas também policiais, guardas do serviço prisional, do serviço de segurança do Shin Bet e agentes do Mossad. Além disso, considera membros das milícias pré-estado e da Brigada Judaica que serviu no exército britânico durante a Segunda Guerra Mundial. Os registros começam a ser contados no ano de 1860, quando o primeiro bairro judaico foi estabelecido fora dos muros da Cidade Velha de Jerusalém.

O Dia da Lembrança foi instituído em 1951, pelo então primeiro ministro e ministro da defesa, David Ben-Gurion, que escolheu o 4 de Iyar no calendário judaico, um dia antes do Dia da Independência.

Artigos Relacionados


LIP e Coletivo NegraSô promovem a palestra “Múltiplas diásporas: uma perspectiva africana, palestina e judaica”

Calendar icon 17 de outubro de 2019

Evento aconteceu no dia 16/10, na PUC-SP

Arrow right icon Leia mais
A.B. Yehoshua: questionar a solução de dois Estados é uma obrigação moral
A.B. Yehoshua: questionar a solução de dois Estados é uma obrigação moral

Calendar icon 22 de dezembro de 2021

Depois de 50 anos apoiando a solução de dois Estados para o conflito Israel-Palestina, o escritor A.B. Yehoshua apresentou, em artigo para o jornal Haaretz, questionamentos em relação à sua viabilidade, diante da “sombria realidade da Cisjordânia”.

Arrow right icon Leia mais
Nosso papel com os refugiados
Nosso papel com os refugiados

Calendar icon 29 de abril de 2022

Podcast do Instituto Brasil-Israel discute a definição de refugiado no mundo de hoje

Arrow right icon Leia mais