Judeidade e Negritude: Psicanálise, identidade e violência

O Judeidade e Negritude está de volta em 2023! Dando continuidade ao ciclo de reflexão, o primeiro encontro de 2023 se dedicará a tratar dos temas psicanálise, identidade e violência.

Betty Fuks e Deivison Faustino se debruçam sobre onde esses tópicos se encontram quando judeus e negros discutem suas identidades. De que forma ser vítima de violência molda uma identidade? E até que ponto o caráter violento do preconceito inibe ou incentiva o orgulho da própria identidade?

O encontro acontece no sábado, 4 de março, às 17h, no Museu Judaico de São Paulo. Não precisa reservar ingresso, é só chegar.

A série Judeidade e Negritude é uma iniciativa do Museu Judaico de São Paulo, do Instituto Brasil-Israel e da Casa Sueli Carneiro, com colaboração dos editores Ricardo Teperman e Fernando Baldraia, que promove conversas acerca das aproximações e tensões relacionadas à judeidade e à negritude, passando pela pesquisa de alianças e clivagens históricas entre os dois grupos, intersecções entre as duas identidades e reflexões de interesse comum nos campos da arte, da cultura, da antropologia, da psicanálise, entre outros.

Betty Fuks é Psicanalista e doutora em comunicação e cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora da pós graduação em Psicanálise, Saúde e Sociedade na Universidade Veiga de Almeida e autora de “Freud e a Judeidade: A vocação do exílio” (2000) e “Freud e a Cultura” (2007).

Deivison Faustino é sociólogo, professor da Unifesp, integrante do Instituto Amma Psique e Negritude e autor de inúmeros livros e artigos sobre o pensamento de Frantz Fanon. Tem experiência com ensino, pesquisa e extensão nos temas Educação das Relações Étnico-Raciais, Pensamento Negro, Saúde da População Negra e Psicologia e Relações Raciais, Capitalismo e Racismo.

ARTIGOS

Inscreva-se na newsletter

MENU

CONHEÇA NOSSAS REGRAS DE
LGPD E CONDUTA ÉTICA

© Copyright 2021 | Todos os direitos reservados.
O conteúdo do site do IBI não reflete necessariamente a opinião da organização. Não nos responsabilizamos
por materiais que não são de nossa autoria.
IBI – Instituto Brasil-Israel
SP – Sao Paulo