Igualdade de gênero em tempos de guerra: Dia Internacional da Mulher em Israel

Revital Poleg

Parece que o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, não pode ser, aqui em Israel, apenas mais um dos inúmeros dias assim marcados anualmente. O espectro da feminilidade que deve ser reconhecido neste dia estende-se de um extremo a outro: começando pelo terrível lado de assassinato brutal, estupro, abuso sexual e sequestro de mulheres em um ataque terrorista sem precedentes, até a outra ponta, na qual são revelados picos de coragem e grandeza de espírito por guerreiras que, na prática, transformaram, em muitos sentidos, a face da guerra. 

Entre esses extremos, existem muitas outras mulheres, cada uma das quais, por si só, merece reconhecimento especial diante de uma realidade tão complexa como a que nunca antes conhecemos. Este ano, o meu Dia Internacional da Mulher é dedicado a essas mulheres em todo o espectro, com foco especial nas guerreiras que, contra todas as convenções e obstáculos, provaram ser excepcionais.

No dia 7 de outubro, em meio a caos absoluto, desordem horrível e perdas devastadoras, com a cadeia de comando da defesa ainda em estado de choque e sem liderança clara na batalha, as ações das mulheres guerreiras destacaram-se notavelmente. Elas atuaram com inteligência e bravura, alterando a realidade e assumindo o controle das áreas sob sua responsabilidade, expulsando terroristas do Hamas de áreas populosas atacadas e salvando vidas. Algumas eram combatentes em seus papéis militares, enquanto outras eram civis, integrantes das equipes de resposta a emergências de suas comunidades. Elas não viam suas ações como algo extraordinário, mas como uma missão a ser cumprida. Não buscavam heroísmo; elas eram simplesmente heroínas na vida real. Assim como elas, há outras mulheres guerreiras, policiais, médicas e paramédicas que se destacaram nesta guerra, impressionando todo o público israelense e recebendo mais atenção do que nunca. Contudo, a temática das mulheres guerreiras ainda está longe de ser um consenso em Israel, embora tenhamos avançado significativamente.

As Forças de Defesa de Israel (FDI) estão entre os poucos exércitos do mundo que têm conscrição obrigatória para mulheres. Nos primeiros anos, as mulheres serviam principalmente em funções auxiliares “tradicionais”. O status das mulheres no exército e os papéis disponíveis para elas sofreram muitas mudanças ao longo dos anos, principalmente graças à luta liderada por organizações femininas em Israel. Em 1995, a decisão histórica da Corte Suprema no caso de Alice Miller reconheceu, pela primeira vez, o direito das mulheres à igualdade de oportunidades no FDI como um “direito humano” (não baseado em gênero), e ordenou a abertura do curso de pilotagem para mulheres. Desde então, essa mudança ocorreu progressivamente, especialmente na Força Aérea, onde essa integração se mostrou muito bem-sucedida. Em 2000, a Lei do Serviço de Defesa foi alterada, estabelecendo que toda mulher tem o mesmo direito que um homem de ocupar qualquer cargo no serviço militar, a menos que seja necessário pela natureza e caráter do cargo. No entanto, na prática, essa lei foi implementada apenas parcialmente. Até hoje, 85% dos cargos estão abertos para mulheres, enquanto unidades de elite e forças especiais permanecem restritas a elas. Vale ressaltar que, nos últimos anos, há uma tendência crescente de exércitos em todo o mundo ocidental abrir todos os cargos para mulheres, incluindo posições de combate.

E então veio o ataque do Hamas e a subsequente guerra, tornando a bravura das mulheres combatentes amplamente reconhecida. Como resultado, houve uma mudança significativa e positiva na percepção pública sobre o serviço feminino. A expressão “o debate acabou” tornou-se uma das mais comuns no discurso público israelense desde o 7 de outubro, referindo-se ao debate de longa data sobre a necessidade de abrir todos os papéis de combate nas FDI também para mulheres. Essa expressão reflete o reconhecimento e a apreciação pelas guerreiras que demonstraram suas capacidades e habilidades acima e além, em uma série de operações e desafios militares enfrentados pelo exército. Elas fizeram isso (e continuam fazendo) não apenas como “iguais entre iguais”, mas muitas vezes muito mais do que isso.

A questão é se esse espírito persistirá após o fim da guerra e o retorno à “vida normal”. Deve-se esclarecer que o chamado para igualdade de gênero no militar é um apelo para dar a todos – homens e mulheres – o direito de se candidatar a qualquer papel ou missão e ser selecionado com base no mérito, e não no gênero. Toda mulher deve ter o direito de decidir por si mesma se quer concorrer a isso, assim como qualquer homem, sem receber “concessões” apenas por ser mulher. Pelo contrário, o limiar de requisitos deve ser iguais para todos, assim como o direito de competir.

O desafio da igualdade de gênero em Israel não se limita ao contexto militar. O sistema público israelense está longe de implementá-lo plenamente. No atual governo, a situação piorou significativamente em comparação com governos anteriores, apesar das exigências legais que requerem igualdade de gênero. Incluir mulheres nas mesas de tomada de decisão não é uma questão de ser politicamente correto, nem um “lip service” a ser pago para acalmar o público ou falar sobre isso em superlativos no próximo Dia Internacional da Mulher.

Quando as mulheres estão ausentes dos centros de tomada de decisão, significa que 51% da população está sendo excluída, e sua voz não é ouvida. No século 21, essa questão já deveria estar resolvida. Infelizmente, não é o caso. Aqui estão alguns dados reveladores: no fórum mais exclusivo e sênior das FDI (liderado pelo Chefe do Estado-Maior), há somente 3 mulheres entre 34 participantes. Apenas 5% dos oficiais militares seniores são mulheres. No setor civil, entre a equipe de embaixadores israelenses, só 33% são mulheres, e há uma mulher entre os 11 que servem no Gabinete de Segurança Nacional; dos 37 que servem como diretores-gerais de ministérios governamentais, 2 são mulheres; e são apenas 3 mulheres entre 16 membros da Knesset no Comitê de Relações Exteriores e Defesa, um dos mais importantes na realidade israelense.

A verdadeira igualdade de gênero só será alcançada por meio da participação ativa das mulheres em todos os aspectos da vida social, no trabalho, no exército e na tomada de decisões. No entanto, se apenas esperarmos passivamente que isso aconteça por si só, simplesmente não ocorrerá, ou, na melhor das hipóteses, demorará muito tempo. Portanto, para que a mudança aconteça, são necessárias legislação apropriada, pressão política e processos de influência para a integração das mulheres em todos os lugares. É exatamente aqui que organizações de direitos humanos e organizações femininas em geral, e o Fórum Dvorah em particular, focado na representação equitativa das mulheres nos centros de tomada de decisão, no estabelecimento de segurança e política exterior israelense e no discurso público, desempenham um papel crucial.

No Dia Internacional da Mulher de 2024, celebrado em Israel, é essencial homenagear as mulheres guerreiras, soldados e oficiais em serviço ativo, permanente e de reserva – incluindo mães de crianças que foram chamadas ao dever e cumpriram sua missão sem hesitação. É importante lembrar que, entre os que caíram nesta guerra, também há 51 mulheres, algumas assassinadas no ataque do Hamas e outras que caíram em combate. Não devemos esquecer, nem por um momento, as 19 mulheres que ainda estão em cativeiro do Hamas, já há mais de cinco meses, sob torturas severas de todos os tipos. O grito silencioso delas precisa ser ouvido em todo o mundo a todo momento, especialmente no Dia Internacional da Mulher, que as negligenciou.

Este texto não reflete necessariamente a visão do Instituto Brasil-Israel.

Foto: Lizzy Shaanan/WikimediaCommons

ARTIGOS

Inscreva-se na newsletter

MENU

CONHEÇA NOSSAS REGRAS DE
LGPD E CONDUTA ÉTICA

© Copyright 2021 | Todos os direitos reservados.
O conteúdo do site do IBI não reflete necessariamente a opinião da organização. Não nos responsabilizamos
por materiais que não são de nossa autoria.
IBI – Instituto Brasil-Israel
SP – Sao Paulo