Autoridade Palestina e Hamas: A disputa pelo poder em Gaza no ‘dia seguinte’

Revital Poleg

Um conflito grave entre Fatah e Hamas, envolvendo trocas de acusações diretas e públicas, eclodiu no último fim de semana após o anúncio de Mahmoud Abbas de nomear o economista Mohammad Mustafa como o novo Primeiro Ministro do governo palestino. 

“Formar um governo sem consenso nacional”, afirmou Yahya Sinwar, líder do braço armado do Hamas, “é um passo sem significado que aprofunda a divisão entre os palestinos. Mostra a profundidade da crise na liderança da Autoridade, o desligamento da realidade e o grande abismo entre ela e nosso povo.” 

O Fatah respondeu imediata e furiosamente: “Estamos atônitos com a exclusão e divisão na retórica do Hamas. Perguntamo-nos com quem o Hamas consultou na liderança palestina quando decidiu embarcar na aventura de 7 de outubro, levando a uma catástrofe muito mais horrível e brutal do que a catástrofe de 1948? Com quem na liderança palestina o Hamas consultou agora que está negociando com Israel e oferecendo concessão após concessão, sem outro objetivo senão garantir a segurança pessoal de seus líderes?”

Surpreendente? De jeito nenhum!

A profunda animosidade e o “sangue ruim” entre o Fatah, o partido governante palestino, e o Hamas não são novidades. O ciclo vicioso de rivalidade amarga, tentativas de reconciliação e novas crises que se repete há muitos anos ainda está longe de ser interrompido. Essa realidade diminui significativamente a possibilidade de a Autoridade Palestina assumir o controle da Faixa de Gaza no “dia seguinte”.

No entanto, há também um elemento surpreendente nessas trocas de insultos, mas de um tipo diferente e importante por si só: desde 7 de outubro, o presidente da Autoridade Palestina e seu time abstiveram-se de denunciar publicamente o Hamas. Essas palavras críticas são as mais severas e excepcionais que foram ouvidas de Mahmoud Abbas contra o Hamas desde aquele dia fatídico. Mas após esse confronto público, “Ramallah soltou suas rédeas”. Isso apesar dos recentes contatos entre representantes de ambos os lados, mediados pelo Catar, visando possibilitar um diálogo construtivo.

E quanto ao ponto principal, a nova nomeação realmente pavimenta o caminho para o novo governo de tecnocratas que Mahmoud Abbas está tentando estabelecer diante da pressão internacional, especialmente dos Estados Unidos, por reforma na Autoridade Palestina? Esse novo governo pode realmente funcionar e implementar seu principal objetivo de reabilitar Gaza dentro dos preparativos da Autoridade Palestina para a era pós-guerra e o possível retorno à Faixa?

Nos olhos do público palestino, o novo Primeiro-Ministro, Mohammad Mustafa, é visto como alguém pessoalmente envolvido em possibilitar corrupções econômicas relacionadas a Abbas e sua família, tudo às custas da sociedade e economia palestinas. Mustafa é favorecido entre o círculo íntimo de Abbas – membros seniores do Fatah que fazem parte da liderança externa que chegou à Cisjordânia e à Faixa de Gaza após os Acordos de Oslo e imediatamente se posicionaram no topo da governança local, marginalizando a liderança local existente. Sua nomeação agora enfureceu o Hamas e outras organizações palestinas, especialmente a “Frente de Rejeição”. Ainda assim, o confronto que eclodiu entre o Fatah e o Hamas ofusca tudo mais.

A rivalidade entre Fatah e Hamas, enraizada em diferenças ideológicas, centra-se na competição pela liderança da luta nacional palestina e seu objetivo final. O que o Hamas vê como uma guerra de libertação nacional em escala histórica, reminiscente da vitória de Saladino sobre os Cruzados, o Fatah define como um desastre nacional ainda mais severo que a Nakba de 1948, acusando até o Hamas de ser um proxy iraniano.

O Hamas, por sua parte, faz todo esforço para manter seu controle sobre a Faixa de Gaza e reforçar sua dominação civil mesmo em áreas que foram conquistadas e pelo exército Israelense (IDF) no norte da Faixa, visando convencer a população local de que eles foram e continuam sendo como alternativa para o dia seguinte à guerra. Sentindo-se como os senhores de Gaza, e estando lá desde 1987, o Hamas vê a Autoridade Palestina, que foi “imposta” a eles em 1994, como adversária ao longo de todo o caminho. O ápice dessa crise foi em 2007, quando o Hamas, tendo vencido as eleições locais, expulsou a Autoridade Palestina do enclave. Do ponto de vista da liderança do Hamas, sem saber qual será o destino da organização uma vez que a guerra atual termine, é muito provável que farão tudo ao seu alcance para complicar a volta da Autoridade Palestina a Gaza e perturbar seu funcionamento, como bem sabem fazer.

Na conferência de todas as facções palestinas realizada em Moscou em 26 de fevereiro, líderes do Hamas declararam que a organização não tem interesse em retornar ao governo da Faixa de Gaza e concorda e está preparada para que a Autoridade Palestina gerencie aspectos civis na área, mas exige que a maneira de governança seja coordenada com ela. Essas declarações não indicam que o Hamas estaria disposto a entregar suas armas e submeter sua força militar aos mecanismos de segurança da Autoridade Palestina. Provavelmente o contrário é verdadeiro. 

Essas afirmações são uma expressão do pragmatismo do Hamas – não apenas não indicam um amolecimento de sua visão e objetivo final, mas uma maneira alternativa de alcançá-los dados os atuais constrangimentos. Em outras palavras: enquanto o governo tecnocrata pode criar uma sensação de calma em Gaza, o Hamas pode estar focando no “Próximo Plano” de ataque a Israel. 

Espero que os atores internacionais envolvidos nesta iniciativa a abordem com a profundidade estratégica de um jogo de xadrez, considerando não apenas as declarações feitas, mas também as lições gravadas na história de 7 de outubro e as estratégias abrangentes do Hamas, olhando além das declarações imediatas do Hamas.

Na conferência de segurança realizada em Munique em 18 de fevereiro, o Primeiro-Ministro palestino de saída, Dr. Mohammad Shtayyeh, declarou que o movimento Hamas é uma parte inseparável do povo palestino e que a Autoridade Palestina está pronta para cooperar com ele para alcançar a unidade. Mas, para que o Hamas faça parte de uma liderança conjunta, deve aceitar várias condições preliminares. Suas palavras juntam-se à declaração do Presidente Abbas feita alguns dias depois, segundo a qual a adesão do Hamas à OLP obrigaria a aderir aos compromissos internacionais assumidos por este último, incluindo o reconhecimento do Estado de Israel. Enquanto isso não acontecer, disse ele, um governo de unidade nacional não será estabelecido. Nestas circunstâncias, é difícil ver no futuro previsível uma reconciliação entre Hamas e Fatah, ou mesmo uma cooperação instrumental e adequada que possa servir a ambos os lados.

O próprio processo de renovação da Autoridade Palestina, mesmo estando ainda em fase muito inicial, é extremamente importante e necessário, na minha visão. No entanto, ele abriga inúmeros desafios, cada um dos quais poderia criar situações complexas e problemáticas que podem impedir ou, na melhor das hipóteses, atrasar qualquer processo de reabilitação e calma na região. Enquanto isso, sob a superfície em Gaza, os conflitos já estão fervilhando entre os clãs que declaram lealdade ao Hamas – e aqueles leais à Autoridade Palestina começaram. A questão de quem será o futuro líder a assumir a tarefa em Gaza, e talvez mais tarde até mesmo a Autoridade Palestina, permanece aberta e é altamente emotiva em si mesma. Será Dahlan, o inimigo amargo de Abbas, que goza de boas relações com vários estados do Golfo e detém influência significativa nos bastidores? É possível, mas a lista é longa, assim como as lutas esperadas. Estes são apenas indícios do que está por vir.

E tudo isso enquanto a guerra em Gaza continua, 134 reféns israelenses ainda estão definhando no cativeiro do Hamas, a fome na região está se tornando mais aguda a cada dia, e o papel de Israel dentro do quadro descrito acima ainda está longe de ser claro.

Este texto não reflete necessariamente a visão do Instituto Brasil-Israel.

Foto: WikimediaCommons/RalfLotys

ARTIGOS

Inscreva-se na newsletter

MENU

CONHEÇA NOSSAS REGRAS DE
LGPD E CONDUTA ÉTICA

© Copyright 2021 | Todos os direitos reservados.
O conteúdo do site do IBI não reflete necessariamente a opinião da organização. Não nos responsabilizamos
por materiais que não são de nossa autoria.
IBI – Instituto Brasil-Israel
SP – Sao Paulo