Programa de Apoio a Eventos Acadêmicos
17 jun 26

Programa de Apoio a Eventos Acadêmicos

O Instituto Brasil-Israel (IBI) promove, de forma contínua, o Programa de Apoio a Eventos Acadêmicos, voltado a estudantes, professores, pesquisadores e pesquisadoras cujas trajetórias acadêmicas dialoguem com os campos de interesse e atuação do IBI.

A iniciativa tem como objetivo promover e incentivar a participação em eventos acadêmicos relevantes nas áreas de pesquisa relacionadas ao IBI – como estudos judaicos, história e cultura judaica, relações Brasil-Israel, estudos sobre sionismo, antissemitismo e racismo, memória, direitos humanos, estudos sobre Holocausto e educação, política, língua e literatura hebraica, cultura israelense e temas correlatos – estimulando a produção acadêmica, fortalecendo redes de pesquisa e contribuindo para a formação intelectual e profissional dos participantes.

Benefícios

O programa prevê as seguintes formas de apoio:

  • Pagamento de taxas de inscrição em eventos acadêmicos realizados por universidades e instituições brasileiras;
  • Ajuda de custo simbólica, a ser avaliada caso a caso, para participação em eventos presenciais, com o objetivo de auxiliar em despesas adicionais.

Contrapartidas

Os participantes contemplados deverão:

  • Citar vínculo com o IBI no Campus, braço acadêmico da instituição, na submissão do artigo, apresentação oral, pôster, ensaio ou trabalho acadêmico, sempre que possível, bem como mencioná-lo durante a apresentação no evento;
  • Inserir a logo do IBI no Campus em materiais de apresentação, caso haja utilização de slides ou recursos visuais;
  • Realizar registro fotográfico e/ou audiovisual da participação no evento e da apresentação, autorizando sua divulgação institucional pelo IBI.

Como se inscrever?

As pessoas interessadas devem enviar um e-mail para carollinemello@institutobrasilisrael.org com as seguintes informações:

  1. Nome completo;
  2. Vínculo acadêmico atual (instituição, curso/programa e semestre ou etapa de formação, quando aplicável);
  3. Título e resumo da proposta a ser submetida ao evento;
  4. Breve descrição do evento acadêmico e sua relevância para a área de pesquisa;
  5. Informação sobre a modalidade do evento (presencial ou online), data e valor da inscrição.

Os pedidos serão avaliados conforme a aderência temática às áreas de atuação do Instituto Brasil-Israel. Dúvidas poderão ser encaminhadas pelo mesmo e-mail.

Esperamos que esta iniciativa fortaleça a produção científica e a circulação acadêmica em temas ligados às áreas de interesse do Instituto Brasil-Israel, contribuindo para ampliar o debate público qualificado e apoiar a formação de estudantes e pesquisadores.

Não perca essa oportunidade!

Artigos Relacionados


Aula gratuita “Israel, Palestina e o mundo” com Tanguy Baghdadi

Calendar icon 7 de dezembro de 2021

Arrow right icon Leia mais
IBINews 216: Entender é mais importante que lembrar
IBINews 216: Entender é mais importante que lembrar

Calendar icon 31 de janeiro de 2022

29 de janeiro de 2022

Arrow right icon Leia mais
Inscrições para o IBI no Campus – 1º semestre 2023
Inscrições para o IBI no Campus – 1º semestre 2023

Calendar icon 13 de fevereiro de 2023

O IBI no Campus é um projeto nacional e online de estudo e pesquisa sobre judaísmo, sionismo, Israel e Palestina, criado em 2020 pelo Instituto Brasil-Israel, em conjunto com o Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos da UFRJ (NIEJ). Atualmente, o projeto conta com 4 laboratórios compostos por estudantes, pesquisadores e professores de diversas universidades brasileiras. As inscrições […]

Arrow right icon Leia mais