IBI participa de debate “Israel e Palestina: democracia e desigualdades” que ocorreu na USP
21 maio 18

IBI participa de debate “Israel e Palestina: democracia e desigualdades” que ocorreu na USP

Na última sexta-feira, o IBI apoiou o debate “Israel e Palestina: democracia e desigualdades”, com Bruno Bimbi, no Centro Acadêmico da Biologia da USP. Bimbi é jornalista, doutor em Letras/Estudos da Linguagem (PUC-Rio), ativista LGBT e integrante da executiva estadual do PSOL-RJ. 

Além do palestrante, o evento contou com a participação dos comentadores Daniel Golovaty, historiador pela Universidade de São Paulo, e Michel Gherman, professor de História e coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos e Árabes da UFRJ. 

Bimbi chamou a atenção para uma agenda comum presente tanto nos setores mais radicalizados da esquerda antissionista como da direita sionista: para ambos, não se pode ser sionista e de esquerda. Segundo Bimbi, essa ideia, em ambos os lados do espectro político, acaba negando a própria história do sionismo. 

Daniel Golovaty questionou a relação direta entre sionismo e colonialismo. Segundo o historiador, o pensamento anti-imperialista presente nas esquerdas se faz valer de distorções históricas, equívocos conceituais e, até mesmo, preconceitos ideológicos quando o assunto é Israel e a questão palestina. 

Michel Gherman falou sobre memória. O embate entre israelenses e palestinos, segundo o professor, produz memórias em conflito. A relação entre sionistas e palestinos é permeada pela apropriação das suas próprias tragédias como narrativa unificadora de cada grupo. A narrativa da Shoah e a narrativa da Nakba são utilizadas para que cada grupo se entenda como vítima e, assim, atribua ao outro a função do algoz. O desconhecimento que há em relação ao outro lado, é o que contribuí para manter o status do conflito.

Para Michel a saída pelo conflito passa pela exigência de que palestinos e israelenses escutem e entendam a dor e a história do outro lado

Artigos Relacionados


Será que o governo “Frankenstein” anti-Bibi tem chance de durar?

Calendar icon 1 de junho de 2021

Por Daniela Kresch

Arrow right icon Leia mais

Como falar de Auschwitz?

Calendar icon 26 de janeiro de 2018

Leia artigo do colaborador do IBI, Rafael Kruchin

Arrow right icon Leia mais

Emicida alerta contra o perigo do antissemitismo no programa Roda Viva

Calendar icon 29 de julho de 2020

Rapper foi entrevistado na última segunda-feira

Arrow right icon Leia mais