Nem todo boicote é igual
21 jul 21

Nem todo boicote é igual

IBI

Confusões entre demandas justas e projetos injustos estão entre os principais motores do conflito entre israelenses e palestinos.

Por vezes, é o governo de Israel que promove a confusão entre a demanda justa pela segurança dos cidadãos israelenses e o projeto injusto de ampliação das fronteiras do Estado.

Outras vezes, são as lideranças palestinas e ativistas do movimento de boicote, desinvestimento e sanções (BDS) que promovem a confusão entre a demanda justa por liberdade do povo palestino e o projeto injusto de destruição de Israel.

É necessário desfazê-las para que se possa encontrar soluções que tornem possível a convivência entre os povos, com segurança e liberdade.

Se engana quem acha que a decisão da Ben & Jerry’s de suspender a venda de seus produtos nos Territórios Palestinos Ocupados é um boicote contra o Estado de Israel. Algumas reações apressadas e apaixonadas chegaram a qualificá-la, inclusive, como sendo antissemita. Mas nem todo o boicote é igual. Ao diferenciar o Estado de Israel dos territórios palestinos, reconhecendo a legitimidade do país e a injustiça da ocupação, a empresa afasta-se do BDS e alinha-se ao princípio da solução de dois Estados para dois povos, como preconizado pelas Nações Unidas desde 1947.

Artigos Relacionados


Sob polêmica, Radiohead se apresenta em Tel Aviv

Calendar icon 19 de julho de 2017

Líder da banda britânica rebate críticas de apoiadores de boicote a Israel e ganha apoio de cantora árabe

Arrow right icon Leia mais

E eu com isso? #82: Quem são Israel e Brasil na Assembleia Geral da ONU?

Calendar icon 8 de outubro de 2020

Arrow right icon Leia mais

E eu com isso? #141 A coragem de abrir o Museu Judaico em 2021

Calendar icon 15 de novembro de 2021

Arrow right icon Leia mais