Playlist da semana: Músicas tocadas pela Orquestra Filarmônica de Israel
A Orquestra Filarmônica de Israel, fundada por iniciativa do violinista polonês Bronislaw Huberman, fez seu primeiro concerto em Tel Aviv sob o comando de Arturo Toscanini em 1936. Imediatamente se tornou um dos pivôs da cena musical do país e ao longo dos anos adquiriu a reputação de uma das orquestras mais importantes do mundo. Logo depois, uma orquestra de rádio foi estabelecida (hoje a Orquestra Sinfônica de Jerusalém), cujos concertos transmitidos atraíram dezenas de milhares de ouvintes.
Organizações musicais adicionais foram fundadas em datas posteriores, incluindo a Orquestra de Câmara de Israel, a Beer Sheva Sinfonietta e orquestras baseadas em Haifa, Netanya, Holon, Ramat Gan e Rishon Lezion, bem como a Orquestra de Kibbutz de Israel, cujos membros são originários dos kibutzim de todo o país.
Clique aqui para ouvir.
Artigos Relacionados
Kashrut é tema do episódio da semana do podcast
2 de julho de 2020
Você já reparou que vários judeus não comem carne de porco, frutos do mar e não misturam carne com leite? Essas restrições fazem parte de um conjunto de leis judaicas chamada KASHRUT. Quem segue a kashrut ou comida que está dentro dessas leis é kasher. E mesmo aquilo que é considerado kasher deve passar por […]
Novo episódio do podcast trata do sionismo evangélico
25 de abril de 2019
Com Anita Efraim, Amanda Hatzyrah, Bruno Cintra e Rafael Kruchin
Na linha de frente do antissemitismo progressista
21 de novembro de 2019
Sou um jovem judeu, gay e de esquerda. No entanto, sou chamado de “facilitador do apartheid”, “matador de bebês” e “apologista colonial”