A banalização do nazismo é o tema do episódio do podcast dessa semana

Na última semana, as redes sociais se encheram de termos como “Noite dos Cristais”, “Terceiro Reich”, nazismo e outros. Não foi para falar de Holocausto exatamente… Mas sobre uma operação da Polícia Federal para desarticular uma rede de notícias falsas.
Como resposta, vieram as famigeradas notas de repúdio. Da Confederação Israelita do Brasil, a Conib, do Comitê Judaico Americano. Esse é o “E eu com isso?”, podcast do Instituto Brasil Israel – que também fez nota de repúdio. Mas hoje a gente quer entender qual é a verdadeira relevância de usar o nazismo para falar de qualquer coisa, de banalizar esse termo.
Hoje temos dois convidados: Karina Iguelka, psicanalista e diretora da Marcha da Vida, e Celso Zilbovicius, coordenador educacional da Marcha da Vida.
Onde ouvir
Artigos Relacionados
Reflexões sobre a liberdade acadêmica e ataques à FFLCH-USP, por Guilherme Ary Plonsky
17 de dezembro de 2018
E eu com isso? #259 Guerra nas redes
29 de fevereiro de 2024
A guerra entre Israel e Hamas acontece nos campos de batalha, mas também nas redes sociais. Há muita mobilização de setores pró-Israel e pró Palestina. Mas, o uso da internet nesta guerra vai muito além disso. Enquanto o Hamas usa as redes sociais como ferramenta de terrorismo psicológico, há soldados do Exército de Israel divulgam […]
Uma coalizão inédita vai terminar com a era Bibi? Possíveis cenários na política israelense
6 de maio de 2021
Live com Michel Gherman e Karina Calandrin