Austrália deixa de reconhecer Jerusalém como Capital

EXPRESSO ISRAEL

No Expresso Israel, Daniela Kresch, correspondente do IBI em Tel Aviv, fala sobre a decisão da Austrália de deixar de reconhecer Jerusalém como capital de Israel, a posição do governo israelense na guerra da Ucrânia e compartilha um bastidor sobre Benjamin Netanyahu.

No primeiro bloco, Daniela explica a decisão do novo governo australiano de voltar atrás e não assumir Jerusalém como capital israelense. A decisão havia sido tomada na esteira da movimentação de Donald Trump, então presidente dos Estados Unidos, de mudar a embaixada de Tel Aviv para Jerusalém. O movimento é um posicionamento para o público interno, afirma.

Depois, a jornalista fala sobre onde está Israel no conflito entre Rússia e Ucrânia. Enquanto o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, pede mais ajuda ao governo israelense, Yair Lapid enfrenta desafios para decidir se pode ajudar, sem entrar em conflito direto com a Rússia.

No terceiro e último bloco, um bastidor sobre Benjamin Netanyahu: em troca de uma foto, o ex-primeiro-ministro deixou uma jovem israelense mais 24 horas em uma prisão russa.